Boa noite leitores,
Com mais de 90% da sua composição de água, a melancia é uma das frutas mais consumidas do mundo, e está entre as frutas mais produzidas no Brasil. Com sabor doce e muito refrescante, a melancia é uma fruta cheia de nutrientes, vamos conhecer mais sobre ela?!
A melancia, é considerada um alimento funcional, por ser um fruto fonte de nutrientes com propriedades que contribuem com a nossa saúde, e também com nosso bem-estar. Dentre os nutrientes, estão o licopeno (clique aqui para ler mais) e a glutationa, que possuem funções preventivas à várias doenças, por serem considerados antioxidantes naturais.
A melancia fornece uma interessante concentração de carboidratos, sendo sua quantidade de sacarose, glicose e frutose, próximas a de repositores hidro eletrolíticos. Além de ser uma importante fonte de aminoácidos não essenciais como a citrulina, sendo este utilizado tanto em forma de suplementação, como via alimentar, para melhorar o desempenho esportivo, por poder aumentar a vasodilatação através da elevação de óxido nítrico e, assim, do fluxo sanguíneo e do aumento da respiração mitocondrial durante o exercício, melhorando a sensação de fadiga.
Normalmente, a suplementação com melancia é feita na forma de suco, variando entre 300 a 1000 ml, e fornecendo entre 1 e 3 g de citrulina na dose ingerida. Contudo, foi visto que o suco de melancia utilizado de forma aguda e isolada, não proporciona um melhor desempenho em atletas, ela seria mais uma variedade na escolha de fontes de carboidrato e nutrientes, de menor custo e sabor mais aceito, para ser utilizado antes, durante e após os treinos e competições.
Para finalizar, falando um pouco em relação ao índice glicêmico (clique aqui para ler), assunto sobre o qual a melancia é muito falada, e muitas vezes evitada. Sim, a melancia tem o índice glicêmico alto, pois para esse cálculo foi utilizado 1 kg dela (referência para 50 g de carboidrato). Ao contrário disso, a melancia tem carga glicêmica baixa, ou seja, uma porção (120 g) tem uma reduzida quantidade de carboidrato, essa é a informação que devemos levar em consideração, podemos consumir melancia sim!
Esperto que tenham gostado e aprendido mais!
Fonte: JACKIX, Elisa de Almeida. Alimentos vs. suplementos. Fontes de carboidratos: Efeitos na performance. Rev Bras Nutr Func; 2019/ DA SILVA, DOUGLAS KRATKI. Aminoácido L-citrulina e aptidão física: evidências científicas. Universidade Norte do Paraná, Londrina, 2016/ COSTA, Adriana Barbosa. Compostos fenólicos, capacidade antioxidante e minerais em cascas de melancias ‘manchester’ e ‘smile’ provenientes de resíduos de
processamento, Brasília, 2017.