Você sabe o que é sorgo?

Boa noite leitores,

Você já tinha ouvido falar do sorgo? Já teve a oportunidade de experimentá-lo? Já se interessou em saber mais, ou ouviu falar que era comida de passarinho e deixou passar? O sorgo é o quinto cereal mais importante do mundo, ficando atrás apenas do trigo, do arroz, do milho e da cevada, vamos conhecer mais sobre ele e seus benefícios nutricionais?!

Antigamente destinado para a produção de ração animal, hoje 35% do sorgo é cultivado para o consumo humano, tendo um grande potencial para substituir o trigo, por exemplo. O sorgo é um cereal sem glúten, com fibra alimentar, proteínas, vitaminas do complexo B e ferro, além do elevado teor de compostos fenólicos, com maior atividade antioxidante do que a aveia, o arroz e o trigo.

Este grão é considerado fonte de nutracêuticos, como os compostos fenólicos, com importante função antioxidante, além de ser rico em fibras alimentares e assim auxiliar no funcionamento digestivo, ajudando na melhora do intestino, em casos de constipação, distensão e desconfortos abdominais.

Em sua composição nutricional, o sorgo também possui substâncias como antocianinas, isoflavonas e taninos. Por estudos, estes são capazes de proteger contra doenças cardiovasculares e tumores, por melhorar os biomarcadores do estresse oxidativo, além de melhorar a sensibilidade à insulina. Pela alta quantidade de antioxidantes, o consumo de sorgo também é capaz de reduzir processos inflamatórios, e combater o envelhecimento.

O valor de venda do sorgo é em torno de R$12,00/kg e pode ser consumido como pipoca, pode ser cozido e utilizado de maneira semelhante ao arroz e a quinoa, pode ser usado como substituição ao trigo na preparação do quibe, e pode ser colocado na forma de farinha no lugar da farinha de trigo em receitas de bolos, pães, biscoitos, macarrão e etc. Vale a pena experimentar, inserir na rotina como alternativa aos outros alimentos mais comuns, e aproveitar seus benefícios nutricionais.

Espero que tenham gostado e aprendido mais!

Fonte: Revista Food Ingredients Brasil Nº 42 – 2017/ MORAES, É. A. et al. Sorghum Flour Fractions: Correlations Among Polysaccharides, Phenolic Compounds, Antioxidant Activity And Glycemic Index. Food Chemistry, 2015/ HWANG, K. T.; WELLER, C. L.; CUPPETT, S. L.; O Sorgo na Alimentação Humana. Sete Lagoas, 2009/ QUEIROZ et al. Potencial funcional e tecnologia de processamento do sorgo. Revista Brasileira de Milho e Sorgo, 2011/ Departamento de Informática em Saúde, Escola Paulista de Medicina/Unifesp. Tabela de Composição Química dos Alimentos – Versão 3.0.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s