Alimentos funcionais: cacau

Boa noite leitores,

Páscoa chegando, e nada melhor do que falar de chocolate, ou melhor, de cacau, não é mesmo?! Acredito que muitos ainda não conhecem os tantos benefícios nutricionais que o cacau pode trazer à nossa saúde, mas vão conhecer agora. Antes, as perguntas que não querem calar: você é viciado em chocolate? Um pedaço de chocolate amargo sacia sua vontade?

O cacau é um fruto originário da América Central, utilizado como principal ingrediente do chocolate, obtido a partir de sementes torradas e moídas misturadas com outros ingredientes para formação do chocolate como produto final. Na sua composição temos polifenóis, carboidratos, proteínas, gorduras, cálcio, fósforo, ferro, cafeína, entre outros em menores quantidades. Os próprios polifenóis são responsáveis pelo amargor, sabor característico do cacau, e assim quanto maior o teor de cacau mais amargo, mas também maior quantidade de polifenóis.

Os polifenóis em maior abundância no cacau, são os flavonoides, as epicatequinas, catequinas e a quercetina. Estes possuem a capacidade de reduzir os riscos de doenças crônicas devido ao poder de neutralizar os radicais livres, com poder antioxidante, anti-aterogênico e anti-inflamatório, abaixando a pressão arterial, reduzindo a formação de LDL (colesterol ruim), melhorando a função endotelial e melhorando a sensibilidade à insulina, além de contribuir contra o envelhecimento.

Estes mesmos flavonoides ajudam na redução da fadiga mental e na melhora cognitiva. Foi feito um estudo, mostrando a capacidade do cacau em reduzir os sintomas de ansiedade e depressão. Os pacientes consumiram chocolate com alto teor de cacau por 30 dias de tratamento, e como resultado tiveram um aumento do metabolismo do triptofano, levando a uma maior produção de serotonina, o qual é o mais conhecido neurotransmissor do bem-estar, isso ocorreu provavelmente pela relação dos polifenóis com os receptores GABA.

Com todos estes compostos nutricionais, o cacau também tem o poder de reduzir o estresse oxidativo e a inflamação, induzidos pelo exercício de alta intensidade, e alterar a utilização de gordura e carboidratos durante o exercício, sem afetar o desempenho. Esses efeitos acontecem por via da alimentação, ou seja, a ingestão de anti-inflamatórios e antioxidantes via suplementação não tem a mesma capacidade, pelo contrário, a suplementação pode gerar efeitos adversos e bloquear importantes vias de adaptação e evolução dos exercícios.

É importante reforçar que os benefícios citados são associados principalmente à ingestão de cacau em pó 100% ou chocolate amargo (com 70% de cacau ou mais). Com base nos artigos, a recomendação ideal para obter os benefícios presentes no cacau, é de uma quantidade de 10 a 12 g por dia (1 colher de sobremesa de cacau em pó ou 15 a 20 g de chocolate 70% cacau).

Espero que tenham gostado e aprendido mais, feliz páscoa!

Fonte: ROCHA, Ana Claudia. CHRISTINO, Paula. Ação do cacau na prevenção de doneças crônicas não transmissíveis. Brasília, 2019/ EFRAIM, P. et al. Revisão: polifenóis em cacau e derivados: teores, fatores de variação e efeitos na saúde. Braz. J. Food Technol., Campinas, 2011/ MEDEIROS, M.L; LANNES, S.C.S. Physical properties of cocoa substitutes. Food Science And Technology, 2010/ Decroix, L., et al. Suplementação e Exercício de Flavanol de Cacau: Uma Revisão Sistemática. Sports Med (2018)/ MASSARO, Marika et al. Efeito dos produtos de cacau e seus constituintes polifenólicos no desempenho do exercício e nos danos e inflamação musculares induzidas pelo exercício: uma revisão dos ensaios clínicos. Nutrients, 2019.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s