Você sabe o que é cavalinha?

Boa noite leitores,

Você já ouviu falar da cavalinha? Se sim, acredito que seja pelo seu poder diurético, sua função mais conhecida, e usada por pessoas que estão buscando o emagrecimento e a diminuição da retenção de líquido. Mas seus benefícios vão muito além, vamos conhecer mais sobre ela?!

É importante reforçar que, os alimentos diuréticos têm a capacidade de alterar o processo de filtração e reabsorção de água e sais minerais, pelos rins. Eliminando mais água do corpo, sobra menos para ser reabsorvida, e assim combater a retenção de líquido e o inchaço. Existem inúmeros alimentos com o poder diurético, que podem auxiliar no processo de emagrecimento e imunidade, a cavalinha é um ótimo exemplo. Para ver como fazer o chá de cavalinha, clique aqui.

Ela apresenta em sua composição, silício, potássio, vitaminas do complexo B, flavonóides e vitamina C. Dessa forma, seu consumo também tem sido usado como complemento do tratamento de doenças ósseas, principalmente em mulheres na fase de pós menopausa. Além de fazer um papel importante na integridade de unhas, cabelo e pele, síntese de colágeno e melhora do sistema imunológico.

A maioria dessas funções se dão pela cavalinha ser uma fonte de silício, mineral que promove firmeza e força aos tecidos. Além disso, é sugerido que o mineral pode auxiliar na prevenção dos prejuízos à síntese e estrutura do colágeno à toxicidade do alumínio, metal que sofremos exposição diariamente. Ele também atua em conjunto com o cálcio, favorecendo a melhora na absorção de cobre e magnésio, e contribuindo para o crescimento e manutenção da estrutura óssea.

Lembrando que devemos ficar atentos às contra-indicações, pois mesmo com o consumo de alimentos de origem natural, como é o caso da cavalinha, a quantidade deve ser ajustada e individualizada. Por exemplo, pessoas com disfunção cardíaca e/ou renal, e gestantes não devem consumi-la.

Espero que tenham gostado e aprendido mais!

Fonte: Kotwal SD, Badole SR. Terapia anabólica com Equisetum arvense e nutrientes mineralizantes ósseos em modelo de osteoporose em ratos ovariectomizados. Indian J Pharmacol . 2016/ Scholze, AFA. A importância do mineral silício na estética. Revista Brasileira de Nutrição Funcional, nº62, 2015/ GUIMARÃES, SS 1; MAZARO, SM 1; FREDDO, ÁR 1; WAGNER JÚNIOR, A. Potencial de preparados de cavalinha (Equisetum sp.) na síntese de metabólitos de defesa em cotilédones de soja (Glycine max L.) e o efeito sobre o crescimento de Rhizoctonia solani Kuhn, in vitro. Rev. Bras. Pl. Med., Campinas, 2015/

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s