Panettone X Chocottone

Boa noite leitores,

Foi dada a largada para as matérias especiais de final de ano, afinal já estamos em dezembro, as confraternizações estão aí, o natal está se aproximando e há um tempo já vemos nas prateleiras dos supermercados os famosos Panettones e Chocottones, mas você já parou para olhar o rótulo de cada um deles, e ver qual é a opção mais saudável?!

O Panettone nasceu na Itália, durante a Idade Média, dizem que foi criado por um padeiro chamado Toni, que entre tantos pães, se confundiu e acabou adicionando frutas cristalizadas a massa, mas ao contrário do que ele imaginava, seu chefe adorou o produto final e até o homenageou criando o nome Pão de Toni – Panettone. Aqui no Brasil, conforme o tempo foi passando, a receita foi sendo aprimorada e transformada, criaram o Chocottone, com o intuito de atrair o público infantil, substituindo as frutas cristalizadas por gotas de chocolate.

Vamos começar a análise olhando os ingredientes de cada um deles, do Panettone: farinha de trigo, uva passa, açúcar, frutas cristalizadas (fruta, açúcar e conservantes), gordura vegetal, ovo integral, gema de ovo, manteiga, extrato de malte, sal, emulsificantes, aromatizantes e conservantes – 13 ingredientes.

Ingredientes do Chocottone: farinha de trigo, gotas de chocolate ao leite (Açúcar, leite em pó integral, massa de cacau, manteiga de cacau, gordura vegetal, emulsificante e aromatizante), gordura vegetal, açúcar, ovo integral, gema de ovo, açúcar, manteiga, sal, extrato de malte, manteiga de cacau, emulsificantes, conservantes e aromatizantes – 14 ingredientes.

Agora observem a tabela nutricional abaixo:

TABELA NUTRICIONAL

Porção de 80 g – 1 fatia

COMPOSIÇÃO PANETTONE CHOCOTTONE
Valor energético 254 kcal 296 kcal
Carboidratos 36 g 37 g
Proteínas 5 g 5,6 g
Gorduras totais 10 g 14 g
Gorduras saturadas 5,1 g 7,3 g
Gorduras monoinsaturadas 3,6 g 4,9 g
Gorduras poliinsaturadas 1 g 1,3 g
Fibra alimentar 2,2 g 1,8 g
Sódio 122 mg 107 mg

Como podemos observar, o Chocottone possui quase 15% a mais calorias, 30% a mais de gorduras e esse mesmo valor para a gordura saturada (a tão temida “gordura ruim”), além de ter em torno de 20% a menos de fibras. Já o Panettone tem 25% a menos de gorduras insaturadas (as “gorduras boas“) e cerca de 20% a mais de sódio, dois pontos negativos para ele, contra quatro do Chocottone.

Assim, sabendo que o valor comercial dos dois produtos é o mesmo, e que a quantidade de ingredientes é muito semelhante (13 contra 14), mas que o açúcar está em terceiro lugar na lista do Panettone, enquanto no Chocottone está em segundo (maior quantidade), quem ganhou o “combate dos alimentos” de hoje, nessa disputa super acirrada, foi o Panettone.

Espero que tenham gostado, até semana que vem!

Obs: qualquer uma das opções, seja o Panettone ou o Chocottone, consuma com moderação.

Obs 2: os ingredientes, os valores e a composição nutricional, tanto do Panettone quanto do Chocottone, retirei da marca Bauducco.

 

Um comentário em “Panettone X Chocottone

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s