Você sabe o que é Agar-Agar?

Boa noite leitores,

Você já tinha ouvido falar do agar-agar? Conhece suas aplicações e quais benefícios nutricionais ele pode oferecer pra nossa saúde?! Uma alternativa aos vegetarianos e veganos, o agar-agar pode ser consumido e utilizado por todos, vamos conhecê-lo?!

De origem asiática, o agar-agar também conhecido como agarose, se assemelha a gelatina, ele é uma hemicelulose mucilaginosa, um carboidrato extraído de algumas espécies de algas vermelhas. Com alto poder de gelificação, cerca de 10 vezes mais do que a da gelatina tradicional, é ideal para utilizar em alimentos e receitas pois não tem cor e nem sabor, e ainda é de origem vegetal, não tem aditivos, conservantes e corantes.

Riquíssimo em fibra solúvel, aproximadamente 95% da sua composição, pode ser utilizado para o tratamento natural (sempre supervisionado por um nutricionista) de constipação, síndrome do intestino irritável, diverticulite e para o controle das hemorroidas e colostomias. O agar-agar é uma opção de complemento a alimentação equilibrada e a prática frequente de exercícios físicos, para auxiliar na perda de peso, já que produz sensação de saciedade pela sua alta quantidade de fibras.

Estudos científicos comprovaram que, o consumo frequente de agar-agar, diminuiu significativamente, além da perda de peso, a porcentagem de gordura corporal, e os índices sanguíneos de glicemia e de colesterol.  Este é um resultado positivo, mas que deve ser indicado por um nutricionista para um grupo específico de pessoas, pois existem contra-indicações, como por exemplo para paciente diabéticos que fazem uso de insulina, pois pode alterar os índices de glicemia e pessoas que não ingerem quantidade suficiente de água, pois pode levar a constipação intestinal.

Espero que tenham gostado e aprendido mais, até semana que vem!

Obs: Não é recomendado utilizar por gestantes.

Obs 2: O agar-agar possui efeito laxativo suave, tome cuidado com a quantidade.

Fonte: Maeda, H. et al. Efeitos da dieta de agar (kanten) em pacientes obesos com tolerância à glicose diminuída e diabetes tipo 2. Diabetes, Obesity and Metabolism, 2005/ Revista Food Ingredients Brasil Nº14. Agar Agar Poderoso Espessante e Geleficante Natural, 2010/ BORDA, Charlotte Cesty et al. Análise da eficiência do gel de agar-agar na eletroforese de DNA. São Paulo, 2016.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s