Ketchup X Maionese

Boa noite leitores,

É um fato, que muitos não dispensam um molho em tortas, lanches, salgados, e os mais utilizados por aí são o ketchup e a maionese. Mas quando o assunto entra no âmbito de saúde, será que eles nos fazem mal? Quais seus ingredientes, você costuma olhar o rótulo destes produtos? Qual dos dois você acredita que seja a melhor escolha e que vá vencer o combate de hoje: o ketchup ou a maionese?

Segundo a ANVISA, ketchup é o produto elaborado a partir da polpa de tomate, podendo ser adicionado de outros ingredientes desde que não descaracterizem o produto final. E agora falando da maionese, é o produto cremoso em forma de emulsão, preparado a partir de óleos vegetais, água e ovos podendo ser adicionado de outros ingredientes desde que também não a descaracterize.

Vou começar essa análise olhando o rótulo dos dois condimentos, em geral os ingredientes do ketchup são: Tomate, água, açúcar, vinagre, sal, condimentos, aromatizantes, espessantes e conservantes. Já os da maionese, são: Óleo vegetal, água, gema de ovo, vinagre, sal, açúcar, suco de limão, condimentos, farinha de mostarda, corantes naturais, aromatizantes, antioxidantes artificiais, estabilizantes e conservantes.

Agora observem a tabela nutricional abaixo:

TABELA NUTRICIONAL

Porção de 12 g – 1 colher de sopa

COMPOSIÇÃO

KETCHUP

MAIONESE

Valor energético 14 kcal 80 kcal
Carboidratos 3,3 g 1 g
Gorduras totais 0 g 8,7 g
Gorduras saturadas 0 g 1,5 g
Sódio 120 mg 65 mg

Como podemos observar, a maionese possui quase 6 vezes mais calorias que o ketchup, além de conter uma quantidade bastante elevada de gordura. O ketchup contém 3 vezes mais carboidratos do que a maionese, mas esse valor não vem somente do açúcar adicionado, também está contabilizando o carboidrato presente naturalmente nos tomates, e possui 2 vezes mais sódio.

Outro ponto super importante de ser colocado, é a questão da maionese ser uma das grandes responsáveis por intoxicações alimentares. Os ovos na maionese caseira (o tipo mais consumido) são acrescentados crus, os quais podem gerar contaminação por salmonela ou por outros tipos de bactérias, por ficar exposta à temperatura ambiente e ser bastante manipulada. Sua forma industrializada utiliza ovos pasteurizados e, assim não apresenta riscos de desenvolver bactérias.

Nesse “combate”, levando em consideração os ingredientes dos dois condimentos, a composição nutricional de cada um, e o fato do risco de contaminação, na minha opinião o ketchup venceu. Isso não significa que ele seja saudável e que podemos consumi-lo frequentemente ok?! Façam melhores escolhas mas tenham equilíbrio

Espero que tenham gostado e aprendido mais, comentem aqui sobre os assuntos que gostariam que eu escrevesse. 

Até semana que vem!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s