Alimentos funcionais: kiwi

Boa noite leitores,

Já repararam que o kiwi é uma das poucas frutas que mantém sua coloração verde mesmo após maduro?! Eu mesma, nunca tinha parado para pensar nisso, e essa informação faz do kiwi uma fonte de clorofila, o pigmento natural com função antioxidante. Para o maior aproveitamento de todos os nutrientes, assim como do menor preço de venda, é fundamental conhecermos a sazonalidade das frutas e hortaliças, que no caso do kiwi, sua melhor época no Brasil é de abril a agosto.

A maioria das pessoas que gostam do kiwi, o consomem pelo seu sabor, mas não têm nem ideia da quantidade de benefícios que ele pode nos fornecer. Estudos já confirmaram que o consumo de 2 unidades de kiwi por dia, durante 4 semanas, melhorou a constipação e a regulação intestinal, pois sua composição de fibras ajuda a microbiota, aumentando mucina e butirato (componentes da barreira intestinal) e assim melhorando e fortificando as bactérias intestinais benéficas.

Além disso, essa mesma quantidade de kiwi, comprovou sua eficácia no tratamento do sono, em casos de insônia, tanto em casos de dificuldade para iniciar o sono, quanto em relação ao despertar ao longo da noite, pois ele é fonte natural de fitomelatonina, composto que trabalha em conjunto com a melatonina, os quais são reguladores do sono, clique aqui para ler mais.

Outra função desconhecida do kiwi, é o seu papel na absorção de proteínas pelo organismo, devido a ação da enzima actidina nele presente. Por ser também uma excelente fonte de vitamina C (cerca de 1,5 x mais que a laranja, por exemplo), o consumo de kiwi facilita a absorção do ferro, mineral importante em várias fases da vida, clique aqui para ler mais. Assim, se você tem dificuldade para dormir, sofre de constipação intestinal, é vegano ou vegetariano e precisa melhorar sua absorção de proteínas e ferro, ou está com a imunidade baixa, consuma kiwi com maior frequência, ele é um super alimento funcional.

Espero que tenham gostado e aprendido mais, até semana que vem!

Fonte: MOUGHAN, P.J.; RUTHERFURD, S.M.; BALAN, P. Kiwifruit, mucins, and the gut barrier. Adv Food Nutr Res; 68:169-85,2013/ SOUZA, Raimundo Benedito Mendes de. Determinação de macronutrientes no kiwi. São Luis, Maranhão, 2018/ SAQUET, Adriano Arriel; BRACKMANN, Auri. A cultura do kiwi. Cienc. Rural,  Santa Maria, 1995.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s