Achocolatado X Chocolate em pó X Cacau em pó

Boa noite leitores,

Você costuma utilizar achocolatado no seu dia a dia? Já parou pra observar o rótulo deste produto, seus ingredientes e também sua composição nutricional? E em relação ao chocolate em pó e ao cacau em pó, sabe a diferença entre eles? Existe uma grande diferença que pode mudar muito a nossa saúde, tanto positiva quanto negativamente, vamos conhecê-los melhor?!

Começando pelo mais utilizado, principalmente pelas crianças, o achocolatado. Observe seus ingredientes: açúcar, cacau em pó, extrato de malte de cevada, sal, maltodextrina, vitaminas, aromatizantes e emulsificante lecitina de soja. Alérgicos: contém derivados de soja e de cevada, pode conter leite, contém glúten. Porção de 20 g (2 colheres de sopa) possui 77 kcal + 18 g de açúcar + 0,8 g de proteína + 0,6 g de fibras.

Agora, os ingredientes do chocolate em pó: cacau em pó, açúcar e aromatizante, uma alternativa mais saudável do que o achocolatado. Porção de 20 g – 65 kcal + 11 g de açúcar + 2,3 g de proteína + 3,5 g de fibras. E por último o cacau em pó, o qual contém somente 1 ingrediente, o próprio cacau. Porção de 20 g – 55 kcal + 0 g de açúcar + 5 g de proteína + 6,8 g de fibras.

Lembrando que, em todos os rótulos de produtos, a lista de ingredientes é de forma decrescente, ou seja, o primeiro ingrediente é o que está em maior quantidade, caso você não tenha lido a matéria que escrevi sobre os rótulos, clique aqui. Diferente do achocolatado e do chocolate em pó, os quais possuem açúcar e aditivos, o consumo frequente do cacau em pó, na sua forma pura, é comprovadamente benéfica à nossa saúde.

O cacau, possui naturalmente uma série de minerais e vitaminas, ele é fonte dos fitoquímicos conhecidos como xantina e teobromina (substâncias semelhantes a cafeína), feniletilamina (que dá a sensação de bem-estar), e das epicatequinas (poder antioxidante e anti-inflamatório). Estes ajudam na saúde cardiovascular, no exercício físico, pois reduzem o estresse oxidativo, assim como no processo de envelhecimento, e na diminuição da resistência a insulina (que pode resultar no diabetes).

Os fitoquímicos do cacau são facilmente destruídos pelo calor e por outras condições comuns ao processo de fabricação do chocolate, por isso a melhor forma de obter seus benefícios, é consumindo o cacau puro, dessa forma quem venceu a comparação da matéria de hoje foi o cacau em pó (dica: compre a granel, o preço é muito mais barato do que as opções do supermercado).

Espero que tenham gostado e aprendido mais!

Fonte: M. Richter, S. C. S. Lannes. Ingredientes usados na indústria de chocolates. Revista Brasileira de Ciências Farmacêuticas. Universidade de São Paulo, 2007/ D’El-Rei, Jenifer. Medeiros, Fernanda. Chocolate e os Benefícios Cardiovasculares. Revista do Hospital Universitário Pedro Ernesto, UERJ, 2011/ Knibel, Marcela Paranhos. A influência da ingestão de flavonóides do cacau sobre o comportamento da pressão arterial e da função endotelial em hipertensos primários estágio I, 2009/ EFRAIM, P. et al. Revisão: polifenóis em cacau e derivados: teores, fatores de variação e efeitos na saúde. Braz. J. Food Technol., Campinas, 2011.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s