Alimentos funcionais: edamame

Boa noite leitores,

Originário da Ásia, o edamame também conhecido como soja verde, vem ganhando mercado e gosto pelos brasileiros, você já experimentou ou pra você é uma novidade? Riquíssimo em importantes nutrientes, eles são ótimas opções para a saúde completa de mulheres em menopausa e para veganos e vegetarianos, vamos conhecer o motivo?!

O edamame é um alimento pertencente a família das leguminosas (junto ao feijão, grão de bico, ervilha, lentilha, vagem, soja), ele é fonte de proteínas, fibras, cálcio, ferro, potássioácido fólico e das isoflavonas. Esta, por sua vez são compostos fenólicos, pertencentes à classe dos fitoestrógenos e estão amplamente distribuídos no reino vegetal, são relativamente maiores nas leguminosas mas, em particular, na soja e no edamame.

As isoflavonas desempenham importante papel no corpo humano, podendo agir como antioxidantes, anti-inflamatórias e antifúngicas. Além disso, são bastante conhecidas por sua atividade estrogênica, aliadas as mulheres com sintomas da menopausa, podendo ser usadas como uma alternativa natural ao tratamento de reposição hormonal tradicional. Ela também tem propriedades que desempenham um papel importante na prevenção de algumas doenças crônicas, como o diabetes, doenças cardiovasculares, e o câncer (especialmente de mama e próstata).

O edamame pode ser consumido em pratos quentes, saladas ou petiscos, para o seu cozimento é preciso ferver ou cozinhar no vapor as vagens inteiras por 5 minutos, temperá-las da forma que preferir, e depois ingerir apenas os grãos. Te desafio a aumentar o consumo de proteínas vegetais, e reduzir o de proteínas de origem animal, quem topa?!

Espero que tenham gostado e aprendido mais!

Fonte: Tabela de Composição Química dos Alimentos. Universidade Federal de São
Paulo, 2012/ AGUIAR, CLAUDIO. Isoflavonas de soja e propriedades biológicas. Curitiba, dez, 2002/ E.A. ESTEVES & J.B.R. MONTEIRO. Isoflavonas e doenças crônicas. Rev. Nutr., Campinas, abr., 2001/ COCHRANE, PAULA et al. Soja verde, soja hortaliça. Embrapa, Brasília, 2003.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s