Alimentos funcionais: goiaba

Boa noite leitores,

A goiaba é uma fruta de alta aceitação no mercado e de grande variabilidade de preparações, além da sua forma in natura. Seu sabor é doce e seu aroma inconfundível, mas o que muita gente não conhece são os tantos benefícios nutricionais que ela possui, vamos conhecer agora?!

Originária de climas tropicais, a goiaba possui muitas propriedades nutritivas, e pode ser consumida tanto in natura como em forma de geleias, desidratadas, sorvetes, purês, sucos e em forma de doce, a famosa goiabada.

Ela é uma das melhores fontes de vitamina C, licopeno e fibras. O licopeno está presente em maior concentração na goiaba vermelha, sendo este importante na imunidade do organismo e com poder antioxidante, encontrado em alimentos de cor vermelha, como tomate, melancia, entre outras (clique aqui para saber mais).

Muitos não sabem mas a goiaba possui altos níveis de vitamina C, a do tipo branca tem cerca de 20% a mais do que a vermelha, e ambas possuem cerca de 3 vezes mais vitamina C do que o limão e a laranja, por exemplo, as frutas mais faladas para a prevenção de gripes e resfriados (leia mais sobre a vitamina C). Além disso, ela é riquíssima em fibras (tanto a vermelha quanto a branca), contendo 6 vezes mais do que o mamão, a fruta mais conhecida e consumida por ajudar na regulação intestinal.

No Brasil, a safra de goiabas ocorre entre os meses de janeiro e abril, mas sua maior colheita acontece em fevereiro, período em que o produto tem os menores preços, e a sua qualidade e sabor estão mais acentuados. Em relação ao consumo de goiaba, é recomendado o acompanhamento nutricional para indivíduos que tenham sintomas e doenças digestivas e/ou intestinais, pois a ingestão da fruta inteira (polpa + sementes) pode causar desconfortos.

Espero que tenham gostado, me escrevam sobre quais alimentos gostariam que eu falasse aqui.

Fonte: HAIDA, Kimiyo Shimomura et al. Compostos Fenólicos e Atividade Antioxidante de Goiaba (Psidium guajava L.) Fresca e Congelada. Revista Fitos, [S.l.], v. 9, n. 1, p. 37-44, jun. 2015/ F. P. MORAES, E. S. da SILVA, P. M. ROCHA, A. S. da SILVA, R. T. P. CORREIA, AVALIAÇÃO DOS COMPOSTOS BIOATIVOS PRESENTES NO RESÍDUO DE GOIABA VERMELHA (Psidium guajava L.) DESIDRATADA, XX Congresso Brasileiro de Engenharia Química, Blucher Chemical Engineering Proceedings, Volume 1, 2015/ Tabela brasileira de composição de alimentos/ NEPA–UNICAMP.- 4. ed. rev. e ampl. Campinas, 2011.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s