Queijo minas frescal X meia cura

Boa noite leitores,

O Brasil é um dos países que mais produz e consome queijos, são inúmeras as suas variações, se diferem nos sabores, texturas, odores, colorações, características nutricionais, tempo de fabricação, do tipo de leite que são produzidos, de vaca, de cabra, de castanhas, sem lactose…

Definimos queijo como sendo o produto fresco ou maturado que se obtém por separação parcial do soro do leite ou leite reconstituído (integral, parcial ou
totalmente desnatado), ou de soros lácteos coagulados. A maturação é o tempo decorrido entre a produção do queijo até o momento certo para sua comercialização, uma etapa em que o queijo é mantido sob determinadas condições de temperatura e umidade, com modificações microbiológicas, bioquímicas, físicas e químicas.

No caso de queijos frescos, não há maturação, estes podem ser vendidos logo após sua fabricação, já quando maturados, esse tempo pode variar de 1 a 5 semanas para o meia cura, até mais de 2 anos para o parmesão e o cheddar, por exemplo. O queijo minas frescal é um dos mais populares, branco, com alta umidade, e sabor leve. Já o queijo minas meia cura, após sua maturação, já tem seu sabor mais acentuado, sua cor mais amarelada e textura mais consistente.

Para analisarmos estes dois tipos, vamos começar conhecendo seus ingredientes, de um lado o queijo minas frescal (Leite, Fermento Lácteo, Acidulante Ácido Lático, Sal, Cloreto de Cálcio e Coagulante), e do outro o queijo minas meia cura (Leite, Fermento Lácteo, Sal, Cloreto de Cálcio e Coagulante). Como podemos ver eles são bem semelhantes em sua composição, o tipo frescal tem 1 ingrediente a mais apenas, mas seu preço de venda é bem menor do que o tipo meia cura, em torno de R$37,00/kg em comparação com R$70,00/kg do meia cura.

Agora observem a tabela nutricional abaixo:

TABELA NUTRICIONAL

Porção de 30 g – 1 fatia média

COMPOSIÇÃO QUEIJO MINAS FRESCAL QUEIJO MINAS MEIA CURA
Calorias 79,3 kcal 96,4 kcal
Proteína 5,2 g 6,4 g
Gordura total 6,1 g 7,4 g
Gordura saturada 3,4 g 4 g
Carboidrato 1 g 1,1 g
Cálcio 173,9 mg 209,1 mg
Colesterol 18,6 mg 22,8 mg
Sódio 106,5 mg 150,4 mg

Nesse “combate”, se o seu objetivo é escolher um queijo com menor quantidade de calorias, gordura e colesterol, o melhor pra você é o tipo minas frescal, porém se o que você está procurando e dando preferência é a proteína e o cálcio, ou seja, se o seu foco não for perder peso/gordura, e sim aumentar seu aporte de proteínas e cálcio, eu te indicaria o tipo meia cura.

Além disso, é importante citar que os queijos maturados possuem um teor menor de lactose do que os queijos frescos, já que ao longo do processo de maturação as bactérias utilizadas no processo fermentativo consomem a lactose, deixando apenas resíduos deste carboidrato, assim quanto mais maturado o queijo, menor seu teor de lactose. Contudo, se você sofre de pequenos desconfortos quando consome lactose, mas não tem intolerância, os queijos mais indicados pra você seriam os mais maturados/curados.

Espero que tenham gostado e aprendido mais, comentem aqui sobre os assuntos que gostariam que eu escrevesse.

Ótimo feriado e até semana que vem!

Obs: Caso você opte em comprar queijos feitos artesanalmente, observe sempre a procedência e a higiene do produtor, pois estes queijos são feitos a partir do leite cru e assim são afetados mais facilmente por problemas microbiológicos, diferente dos industriais que são fabricados a partir do leite pasteurizado (que passam por esterilização).

Fonte: Rev. Inst. Latic. Princípios básicos de fabricação de queijo: do histórico à salga. “Cândido Tostes”, 2009/ Sangaletti et al. Avaliação da vida útil do queijo Minas frescal. Ciênc. Tecnol. Aliment., Campinas, 2009/ Silva, Livia Milhomem. Perfil microbiológico de queijo minas frescal industrializado e artesanal comercializado em goiânia. Goiânia, 2015/ Silva, Mayara Christina et al. Análise quantitativa de lactose e sódio em queijos análise quantitativa de lactose e sódio em queijos. Paraná, 2012.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s