Arroz: comer ou não comer?

Boa noite leitores,

Por muitos anos o arroz foi o principal alimento das nossas refeições, hoje com a moda da dieta isenta ou com baixa quantidade de carboidratos, que por consequência gerou uma carbofobia, ele vem sendo substituído. Mas será que o melhor é parar de consumi-lo? Será que o arroz não possui benefícios?

O arroz é um dos cereais mais produzidos e consumidos no mundo, sendo o Brasil o único país não-asiático entre os 10 maiores produtores. Ele é uma excelente fonte de energia, fornecendo também proteínas, fibras, vitaminas e minerais, com baixo teor de gordura e sem glúten.

O polimento, ou seja, a retirada da casca resulta em redução no teor de nutrientes, está aí a diferença entre o arroz integral e o branco. Estes são os dois tipos mais consumidos e mais baratos nas prateleiras dos supermercados, mas tem o tipo parboilizado que muitos ainda não conhecem e que tem o preço semelhante com o tipo branco, porém com um pouco mais de nutrientes.

Na parboilização, observa-se aumento no conteúdo mineral comparado ao
arroz branco, o arroz parboilizado também é polido, como o branco, mas antes do processo de retirada da casca ele sofre um pré cozimento, aonde alguns de seus nutrientes são preservados, ele é uma opção mais interessante, nutricionalmente falando, do que o branco.

O arroz, em geral, quando consumido com leguminosas, como o feijão por exemplo (a combinação mais brasileira de todas), traz benefícios que vão muito além do sabor, porque os níveis dos aminoácidos limitantes em cada um são corrigidos na mistura dos dois. O arroz é fonte de metionina e o feijão fonte de lisina, aminoácidos essenciais para o funcionamento do organismo, opção proteica que deve continuar presente no nosso cotidiano.

Por isso, mais alimentos, mais sabor, mais receitas, mais preparações em casa e menos industrializados, menos embalagens, menos dietas, menos restrições.

Espero que tenham gostado, até semana que vem!

Fonte: Walter et al. Arroz: composição e características nutricionais. Ciência Rural, Santa Maria, 2008/ LOPES, Maura Fabíola de Lima. LOPES, Altevir de Matos. Aspectos qualitativos e nutricionais do arroz, Belém.

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s