Você sabe o que é Nutritional Yeast (levedura nutricional)?

Boa noite leitores,

Mais um queridinho do momento, que foi lançado como uma alternativa para veganos e vegetarianos, mas que já cativou muita gente por seu sabor e benefícios. Você já ouviu falar do Nutritional Yeast? Conhece seus benefícios ou comprou porque ouviu falar que era nutritivo?

As leveduras são microorganismos unicelulares cujo papel está nos processos de fermentação, no cozimento, como aromatizantes, para agregar valor nutricional e proporcionar benefícios à saúde. A levedura nutricional é a mesma espécie de levedura usada para fazer cerveja, pão e kombucha, mas com um produto final diferente. A diferença é que, a levedura nutricional é comercializada na sua forma inativa e assim não tem capacidade de fermentação.

Ela é produzida pelo cultivo da espécie Saccharomyces cerevisiae em meio de açúcar, após isso é desativada pelo calor, é lavada, pasteurizada, seca, e assim vendida como flocos ou farinha. Existem dois tipos de levedura nutricional, a não fortificada e a fortificada, a primeira contém apenas as vitaminas e minerais que são naturalmente produzidos, e a segunda, a fortificada, contém vitaminas e minerais que foram adicionados durante o processo de fabricação.

A levedura nutricional contém baixas calorias e carboidratos,  uma significativa quantidade de fibras e proteínas e uma variedade de vitaminas e minerais, tiamina (B1), riboflavina (B2), niacina (B3), ácido pantotênico (B5), piridoxina (B6), ácido fólico (B9), cobalamina (B12), fósforo, potássio, zinco e outros em menores quantidades. Caso os nutrientes tenham sido adicionadas à levedura (tipo fortificado), elas estarão incluídas na lista de ingredientes, fique atento ao comprar pois geralmente as não fortificadas não contém a vitamina B12, por exemplo, é preciso avaliar as marcas disponíveis.

Os vegetarianos, veganos e adeptos ao plant-based são os maiores consumidores dessa levedura nutricional, devido a sua gama de nutrientes, e por ser uma opção sem nada de origem animal. É possível utilizá-la como condimento e como um ingrediente para adicionar sabor salgado, de queijo e castanhas (quando você adiciona umidade aos flocos secos, eles ainda têm uma textura cremosa como o queijo).

Mas, antes de comprar e consumir a levedura nutricional, é importante fazer um acompanhamento com nutricionista pois existem alguns efeitos colaterais que podem ocorrer: riscos de alergia; exposição ao chumbo (tido em algumas marcas); gases e desconfortos em pacientes específicos; agravamento da doença de Crohn e pode ser ruim para pacientes com alguns tipos de doenças auto-imunes.

Como citei, os valores nutricionais variam entre as marcas, por isso, sempre leia os rótulos (clique aqui) e escolha aquele que atenda às suas necessidades. Além disso, seu valor comercial é elevado (100g – R$40,00 em média), portanto tenha certeza antes de comprar que você estará se beneficiando, ao invés de gastar dinheiro á toa.

Espero que tenham gostado e aprendido mais!

Fonte: PAJNO, G. B. et al. Looking for immunotolerance: a case of allergy to baker’s yeast (Saccharomyces cerevisiae). Eur Ann Allergy Clin Immunol. 2005/ BARCLAY, G. R. The effect of dietary yeast on the activity of stable chronic Crohn’s disease. Scand J Gastroenterol, 1992/ BARROS, L. Bioactive compounds and antioxidant capacity of extruded snack-type products developed from novel formulations of lentil and nutritional yeast flours. Food Funct, 2018/

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s