Dicas para controlar a ansiedade

Boa noite leitores,

Você é ansioso (a)? Sente que sempre algo de ruim pode acontecer? Se sente irritado (a) e/ou cansado (a)? Tem dificuldade de concentração e dificuldade de dormir? Sabia que existem alimentos que podem melhorar estes sintomas e assim auxiliar na sua saúde tanto física quanto mental, vamos conhecer mais sobre a relação da nutrição com a ansiedade?!

Ansiedade é um sentimento de medo ou desconforto derivado de antecipação de perigo, de algo que possa acontecer no futuro, é uma patologia complexa, caracterizada por sintomas físicos e mentais. É considerada por muitos estudiosos como o mal do século e afeta cerca de 1/4 da população; ela sempre esteve presente em nosso dia a dia, no entanto a sociedade atual devido uma sobrecarga de prazos, competitividade, e deveres, está sofrendo mais.

Sintomas como agitação, hiperatividade, movimentos precipitados, pensamentos pessimistas, elevados batimentos cardíacos, alteração no sono, fraqueza, dormência, falta de ar, sudorese, boca seca, tremores e arrepios, enjoos e vômitos, dores abdominais e alterações intestinais, (como consequência e também causa da ansiedade, pois o desequilíbrio intestinal reduz a produção e dificulta e absorção da serotonina), podem ser indícios de ansiedade.

Atualmente estuda-se muito a ansiedade e assim meios eficazes para sua intervenção, como o consumo de aminoácidos que sintetizam serotonina (hormônio do bem-estar), e outros neurotransmissores que fazem parte do controle dela pelo sistema nervoso. Neurotransmissores são compostos químicos que passam mensagens entre os neurônios, são constituídos de aminoácidos, e de outros nutrientes que participam dessas reações.

O triptofano é um destes nutrientes, que pode ser encontrado no leite, ovos, carnes, frutos do mar, cereais integrais, batata, couve-flor, berinjela, soja, acerola, semente de girassol, banana, kiwi, brócolis, pimenta, tomate, nozes, cacau, aveia. O magnésio é outro que participa dessas reações, e que pode ser encontrado em castanhas, aveia, banana, cacau, vegetais folhosos escuros e abacate.

Algumas vitaminas do complexo B também possuem um importante papel nos
processos de síntese dos neurotransmissores do sistema nervoso, observem alguns alimentos fontes de vitamina B6 (carne vermelha, leite e derivados, ovo e trigo), de B9 (vegetais verdes escuros, leguminosas – feijões, lentilhas e ervilhas, frutas e castanhas), e de B12 (peixes, carnes, algas, ovo, leite e derivados, kefir).

Agora vejam alguns alimentos que pioram os sintomas da ansiedade e que devem ser evitados: industrializados, carboidratos refinados, bebidas alcoólicas, café, chá verde, energéticos, refrigerantes, chocolate, bacon, banha de porco, embutidos. O sedentarismo e o consumo deficiente de água também contribuem negativamente com a ansiedade.

Finalizo a matéria dizendo que, o comportamento alimentar pode ser bastante afetado pelas emoções, além disso, é comprovado que dietas da moda, dietas que possuem prazo de validade e metas muitas vezes inatingíveis podem causar ansiedade ao paciente. A alimentação pode e deve ajudar a melhorar a qualidade de vida, tanto física quanto mental, cuide de você, procure um nutricionista, procure um psicólogo, procure um médico e preze sempre pela sua saúde.

Espero que tenham gostado a aprendido mais!

Fonte: GUIMARÃES, Ana Margarida et al. Transtornos de ansiedade: um estudo de prevalência sobre as fobias específicas e a importância da ajuda psicológica. Ciências Biológicas e da Saúde. Maceió, Novembro 2015/ C.L.França, M.B.D.Barbosa, A.P.L. Mudesto & E.D.Alves. Psicologia, nutrição e comportamento alimentar, 2012/ SOUZA, Dalila Teotonio Bernardino et al. Ansiedade e Alimentação: um relação interrelacional. Faculdade Integrada de Patos, 2017.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s