Alimentação infantil: conheça a técnica BLW

Boa noite leitores,

A técnica de introdução alimentar BLW está cada vez mais sendo discutida e estudada, e assim utilizada por muitos como forma de ajudar no desenvolvimento das crianças. Você já ouviu falar no BLW? Conhece quais são os benefícios e como implementar no cotidiano do seu filho(a)? Ah, e mesmo se você não tiver filhos, vale a pena conhecer.

A Organização Mundial da Saúde recomenda a introdução alimentar a partir dos 6 meses de vida, nesse momento a técnica BLW já pode ser utilizada ao invés da alimentação tradicional, ou fazendo uma junção das duas. O método BLW (baby‑led weaning – nomeado por Gill Rapley), sugere que bebês a partir do sexto mês têm capacidade motora para guiarem a própria ingestão, e por isso, estão aptos a iniciarem o consumo de alimentos em pedaços, tiras ou bastões, dependendo do alimento.

O BLW, ou seja, o desmame guiado pelo bebê, é uma abordagem que engloba oferecer alimentos saudáveis sem adição de sal, açúcar ou outro tipo de tempero, pois é nesse momento que o bebê estará criando seu paladar. Aos pais e cuidadores, fica a responsabilidade de observar e de confiar que ele saiba se deve comer, o que comer, o quanto e com que rapidez, deixando assim que eles peguem com suas próprias mãos os alimentos já dispostos na sua frente (como na foto abaixo), sem auxílio de colheres.

Os benefícios dessa técnica são inúmeros, a total autonomia no controle da fome e da saciedade pelo bebê, o conhecimento dele por diferentes características dos alimentos (formas, cores, cheiros, texturas e sabores), o aprendizado com as funções orais de acordo com a evolução de suas habilidades: morder, mastigar e engolir, sua disponibilidade para experimentar alimentos novos, e também o compartilhamento das refeições com a família.

É importante sempre oferecer uma variedade de alimentos, repetindo diversas vezes aqueles que foram recusados no princípio (devemos oferecer o mesmo alimento de 8 a 15 vezes, em momentos diferentes). O recomendado é amaciar os vegetais e frutas mais duras, cozinhando por poucos minutos, e aqueles que possuem formatos circulares (uva, tomate cereja, ovo de codorna) é imprescindível cortá-los no sentido do comprimento, longitudinalmente em duas ou até quatro partes.

As maiores preocupações dos pais e cuidadores em relação a esse método, é a bagunça, o desperdício de comida e as possibilidades de engasgo, contudo estudos comprovaram que não houve diferenças nas proporções de engasgo entre os que aderiram ao BLW e aqueles com o método de alimentação tradicional. Inclusive, o BLW foi associado à maior duração do aleitamento materno, à maior autorregulação da saciedade e à menor exigência alimentar por parte delas também.

Aproveite esse momento para ensiná-los o nome dos alimentos, as cores, tente não comemorar e nunca faça chantagens e trocas, comer é um evento natural, e eles devem saber disso desde cedo. O essencial é saber que independentemente do método escolhido para iniciar a alimentação do bebê, o acompanhamento com pediatra e nutricionista é importante para garantir as necessidades nutricionais. Você deve saber que vai sujar muito, mas que é uma experiência maravilhosa e a saúde do seu filho, assim como seu desenvolvimento agradecem.

Espero que tenham gostado, compartilhem por aí!

Fonte: Guia prático para iniciar o Baby-led Weaning. Conalco, 2017/ Guia Prático de atualização. Sociedade Brasileira de Pediatria, 2017/ Arantes ALA et al. Método BLW no contexto da alimentação complementar. Rev Paul Pediatr. 2018/ SCARPATTO, Camila Henz; FORTE, Gabriele Carra. Introdução alimentar convencional versus introdução alimentar com baby-led weaning (BLW): Revisão da literatura. Clinical & Biomedical Research, [S.l.], v. 38, n. 3, nov. 2018.

 

 

 

 

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s