Isotônico X Água de coco

Boa noite leitores,

O consumo dos isotônicos esportivos ainda é grande, as indústrias lançam sabores diferentes, cores diferentes, tudo para nos atrair, mas não nos contam o que está por trás disso. Tenho certeza que poucos de vocês já avaliaram e compararam os rótulos destes produtos, acertei?! Você costuma ingerir bebidas repositoras industrializadas? Quem você acha que ganha essa “batalha“: isotônicos ou água de coco?

A hidratação correta durante a atividade física, seja ela para um praticante ou atleta, pode garantir o desempenho e evitar problemas de saúde a curto e longo prazo. O suor é a forma do corpo de evitar o super aquecimento, sua quantidade aumenta progressivamente com a intensidade da atividade física e com as condições ambientais. As perdas de líquidos e assim da reserva corporal de eletrólitos é uma das principais causas de fadiga em um exercício prolongado (com duração maior que 1 hora), evidenciando que é necessária a reposição para evitar a desidratação.

As bebidas isotônicas que encontramos nas prateleiras dos supermercados, também conhecidas por repositores eletrolíticos, estão diretamente associadas à pratica de esportes. O que muitos ainda não sabem é que a água de coco representa um produto rival, devido a sua capacidade de repor eletrólitos, porém por seu valor nutritivo, por ser uma bebida natural com aroma e sabor agradáveis e por poder ser consumida em todas as idades e situações da vida, ela se torna melhor opção quando comparada às bebidas isotônicas industrializadas.

Estudos já afirmaram que a ingestão de água de coco (leia mais sobre ela) pode ser utilizada para reidratação durante e após o exercício físico, ela além de hidratar, é completa na quantidade dos minerais necessários, não causa náusea e não apresenta sensação de desordem no estômago, sintomas relatados por pessoas que ingerem as bebidas isotônicas.

Agora, observe a tabela abaixo, onde comparo a composição dos isotônicos e da água de coco:

TABELA NUTRICIONAL

Porção de 100 ml – ½ copo

Composição Isotônico Água de coco
Calorias 24 kcal 22 kcal
Carboidrato 6 g (açúcar adicionado) 5,3 g (natural da fruta)
Sódio 29 mg 2 mg
Potássio 10 mg 162 mg

Se você ainda não leu sobre o Potássio, clique aqui.

Além da tabela nutricional, os ingredientes de um produto/alimento são igualmente importantes no momento da escolha. Isotônico: água, sacarose, glicose, cloreto de sódio, citrato de sódio, fosfato de potássio, acidulante, aroma, corante artificial. Água de coco natural: água de coco (com minerais e carboidratos naturalmente presentes) ou água de coco industrializada: água de coco, sacarose/frutose e conservador (poucos ingredientes).

Segundo a ANVISA, os isotônicos não devem ser consumidos por crianças, gestantes,
idosos e portadores de algumas doenças (hipertensão, diabetes, doenças renais, doenças hepáticas, obesidade). O uso indiscriminado deve ser evitado e sem dúvida, alertado por um nutricionista (faça um acompanhamento), assim como as recomendações para hidratação que dependem do tipo de atividade e de vários fatores individuais. Bebidas isotônicas podem ser consideradas um tipo de suplementação, não se auto suplemente!

Espero que tenham gostado e aprendido mais, prefiram a água de coco, até semana que vem!

Fonte: GEITTENS, Rosa Maria. Estudo comparativo entre bebidas isotônicas e
hidrotônicas. Universidade Tecnológica Federal do Paraná – Campus Medianeira.
Medianeira, 2012/ Matta, Virgínia Martins da et al. Bebidas para praticantes de atividades físicas: repositores hidroeletrolíticos,  Rio de Janeiro : Embrapa Agroindústria de Alimentos, 2009/ Daiane Weschenfelder, Simara Rufatto Conde. Consumo de bebidas isotônicas em praticantes de musculação. Revista Brasileira de Nutrição Esportiva, São Paulo, Dez. 2012/ CARVALHO, J. M. et al. Água-de-coco: Propriedades nutricionais, funcionais e processamento. Ciências agrárias. Londrina, 2016.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s