Receita – Creme de avelã caseiro

Boa noite gente,

Que tal começar a semana com uma receita de creme de avelã caseiro, que além de delicioso e fácil de fazer, é muito mais saudável e nutritivo do que aqueles industrializados.

– CREME DE AVELÃ – RECEITA

Ingredientes:

  • 1 xícara de chá de avelãs cruas com casca (240 g)
  • 100 ml de leite (pode ser o de sua preferência)
  • 2 colheres de sopa de cacau puro em pó (40 g)
  • 2 colheres de sopa de açúcar mascavo (40 g – pode substituir por algum outro tipo de açúcar, mel ou adoçante, mas vá colocando aos poucos e experimentando)

Modo de fazer: A primeira etapa da receita é assar as avelãs e retirar as cascas, para isso coloque-as espalhadas em uma assadeira e leve ao forno (pré-aquecido a 180°C) por 10 minutos. Retire do forno e com as pontas dos dedos, vá esfregando uma a uma, as cascas saem facilmente.

Segunda etapa da receita vai começar agora, num processador coloque as avelãs já descascadas e vá batendo até formar um creme, demora um pouquinho, cerca de 8 minutos, mas depende de cada processador também, primeiro as avelãs viram uma farofa e depois de bater por mais alguns minutos, uma pasta. Depois disso, adicione o cacau e bata até misturar tudo, vá colocando o leite e o açúcar aos poucos, pode ser que precise de mais ou um pouco menos, depende da textura que você preferir e também do sabor mais doce ou mais suave. Pronto!

Rendimento: 450 g.

Armazene na geladeira em pote fechado por até 15 dias.

COMPARAÇÃO NUTRICIONAL – CASEIRO X INDUSTRIALIZADO

Creme de avelã caseiro (ingredientes): Avelã (54%), Leite desnatado, Cacau em pó, Açúcar mascavo.

Creme de avelã industrializado (ingredientes): Açúcar, óleo vegetal, avelãs (13%), cacau em pó parcialmente desengordurado, leite desnatado em pó, soro de leite em pó, emulsificante lecitinas, aromatizante (clique aqui para ler a polêmica da nutella)

Obs: lembrando que a quantidade dos ingredientes são decrescente, ou seja, sempre na lista o primeiro ingrediente é o que tem em maior quantidade na receita e assim por diante.

COMPOSIÇÃO

CREME DE AVELÃ CASEIRO

1 colher de sopa – 20g

CREME DE AVELÃ INDUSTRIALIZADO

1 colher de sopa – 20g

Calorias 68 kcal 107 kcal
Carboidratos 5 g 12 g
Proteínas 1,6 g 1,3 g
Gorduras totais 5,5 g 6,2 g
Gordura saturada 0,4 g 2,1 g
Gordura monoinsaturada 4,3 g 0 g
Fibras 1,1 g 0,6 g
Cálcio 19 mg 0 mg
Fósforo 30 mg 0 mg
Ferro 0,3 mg 0 mg
Potássio 59 mg 0 mg

Analisando a tabela nutricional acima, podemos ver o quão mais nutritivo é o creme de avelã caseiro, em comparação com o industrializado. Quase 80% da gordura total presente no creme caseiro é do tipo monoinsaturada, aquela tida como gordura boa, também contida nos peixes, azeite, abacate, características opostas da gordura saturada, aquela que se consumida em grande quantidade aumenta a probabilidade de doenças crônicas não transmissíveis (obesidade, doenças do coração, câncer etc). O mais importante dessa comparação feita, é a quantidade de minerais como cálcio, fósforo, ferro e potássio que o tipo industrializado não tem.

Contudo, mesmo sendo uma receita caseira e com vários nutrientes, continua tendo uma significativa quantidade de calorias e gordura, que mesmo sendo de origem conhecida e aprovada, se consumida em grandes quantidades pode aumentar seu peso e também desregular sua composição de gordura corporal, por isso consumam com moderação e equilíbrio.

Espero que tenham gostado, experimentem fazer e me contem!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s