Alimentos funcionais: brócolis

Boa noite leitores,

Que o brócolis é um dos legumes mais conhecidos e consumidos todo mundo já sabe, mas o que muitos não tem ideia é a quantidade de nutrientes e assim de benefícios que o consumo dele pode trazer pra nossa saúde. Pense e me responda, porque você consome brócolis, pelo sabor? Pelos nutrientes? Ou pela praticidade?

O brócolis é uma hortaliça pertencente à família das crucíferas (brássicas), rico em proteínas, fibras, vitamina K, potássio, vitamina C, betacaroteno (fitoquímico) e ácido fólico. Estudos comprovaram que o consumo de vegetais ricos em fitoquímicos (substâncias antioxidantes que conferem cor aos alimentos, verde, vermelho, amarelo, roxo, laranja) é um dos fatores cruciais para a saúde através da prevenção de várias doenças (câncer, doenças cardiovasculares e neurodegenerativas).

Reconhecido como a melhor fonte de sulforafano (compostos organosulfurados) até agora, o qual é um composto presente em alguns vegetais crucíferos, que confere uma atividade quimiopreventiva, pois promovem um aumento na atividade de enzimas envolvidas na desintoxicação de células cancerígenas.

Além disso, como a quantidade de nutrientes são sensíveis a temperatura, a maneira do preparo do alimento influenciam suas características nutricionais que serão disponíveis ao corpo. Os métodos de cocção são apontados como sendo um dos principais determinantes das perdas de nutrientes, e por isso estudos confirmaram que o método de cozimento a vapor e/ou no forno, são os mais recomendados por não apresentarem perdas significativas dos nutrientes, no caso do brócolis.

Para finalizar essa matéria, é importante reforçar que todas as partes dos legumes devem ser aproveitados e consumidos, pois além de diminuir o desperdício, aumenta o valor nutritivo da refeição. É principalmente nos talos e folhas que estão a maior parte dos nutrientes, assim aproveite-o por inteiro.

Espero que tenham gostado e aprendido mais!

Fonte: Storck et al. Folhas, talos, cascas e sementes de vegetais: composição nutricional, aproveitamento na alimentação e análise sensorial de preparações. Ciência Rural, Santa Maria, v.43, n.3, p.537-543, mar, 2013/ ALVES, Natália Elizabeth Galdino et al . Efeito dos diferentes métodos de cocção sobre os teores de nutrientes em brócolis (Brassica oleracea L. var. italica). Rev. Inst. Adolfo Lutz (Impr.),  São Paulo,  v. 70,  n. 4, 2011/ P. Bachiega et al. Antioxidant and antiproliferative activities in different maturation stages of broccoli (Brassica oleracea Italica) biofortified with selenium. Food Chemistry, 2016.

 

2 comentários em “Alimentos funcionais: brócolis

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s