Saiba se água com gás é saudável ou não

Boa noite leitores,

Você consome água com gás? Sabe me dizer a quantidade? Ela foi introduzida na sua rotina como uma alternativa do refrigerante, ou como uma alternativa da água? Pense nestas perguntas e leia o texto abaixo.

Primeiro, quero começar dizendo que não existe bebida que substitua a água pura, ok?! Nem a água com gás, nem sucos, nem água de coco, a quantidade em torno de 2L por pessoa e por dia, deve ser da água mineral pura. Por isso, se você não tem o hábito de tomá-la, pode começar já, isso não é um conselho não, é uma intimação, sua saúde agradece e muito.

Segundo ponto importante a se dizer quando falamos de água com gás, sim ela é muito melhor do que qualquer refrigerante, então se o seu vício for refrigerante e você está com dificuldade em diminuir sua ingestão, eu te recomendo optar pela água com gás quando quiser tomá-lo (pode adicionar limão espremido, laranja), comece essa mudança.

Agora, falando da água com gás em si, não, ela não é liberada para ser consumida a vontade, ok?! A carbonatação contida nelas (as bolhas/gases), é igual a dos refrigerantes, isso confunde e altera os sinais de saciedade por causarem distensão estomacal, além disso, ela pode causar má digestão, azia e inchaço abdominal e intensificar os sintomas de pessoas que já possuam gastrite, refluxo e outras doenças do trato gastrointestinal, como a síndrome do intestino irritável, por exemplo.

Todos estes sintomas podem ser observados pela carbonatação da água com gás e também devido ao pH, ele é em torno de 5, ou seja, classificado como levemente ácido, Os índices de pH abaixo no neutro, deixam o organismo aberto a condições para a ocorrência de doenças causadas por vírus, fungos e bactérias, prejudicando o sistema imunológico, e também sendo capaz de afetar a absorção de vitaminas e minerais, entre outros diversos pontos afetados pelo pH alterado, falarei mais sobre isso em uma outra matéria.

Com isso, o importante no momento da compra de uma água com gás é escolher pela marca que possui o pH mais próximo a 7 (pH neutro) e não esquecer de observar a quantidade de sódio, pois estes dois parâmetros variam bastante entre as marcas disponíveis, fique atento e não exagere, água mineral com gás é diferente de água mineral.

Espero que tenham gostado e aprendido mais.

Até semana que vem!

Fonte: JOHNSON, T., GERSON, L., HERSHCOVICI, T., STAVE, C. e FASS, R. (2010), Revisão sistemática: os efeitos de bebidas carbonatadas na doença do refluxo gastro-esofágico. Farmacologia e Teraptica Alimentar, 31: 607-614/ 

 

 

 

 

 

 

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s