Você sabe o que é Bulletproof Coffee?

Boa noite leitores,

O Bulletproof coffee é outro queridinho do momento e tenho certeza de que se você já tomou/toma, não foi a fundo pra ver se esse café cumpre o que falam e se ele é recomendado pra você, acertei?! Quem aí já comprou ou experimentou alguma coisa só porque ouviu falar que emagrecia?? Vem conhecer tudo do Bulletproof Coffee.

Traduzido como café a prova de balas, nome criado por um empresário que escreveu um livro sobre isso, e até criou uma marca com vários produtos ditos como “milagrosos”, ele nada mais é do que café filtrado com óleo de coco e/ou manteiga ghee (clique aqui para saber mais), e liquidificado.

Vou falar principalmente do óleo de coco que é o mais comum nessa mistura, ele é uma fonte alimentar de triglicerídeos de cadeia média (TCM ou MCT) que são gorduras compostas pelos ácidos graxos: ácido caprílico, cáprico, capróico e láurico. Os TCM durante a digestão do óleo no organismo, liberam ácidos graxos com cadeias de carbono mais curtas e que rapidamente chegam na corrente sanguínea. Por conta dessa rapidez, supõem-se que os triglicerídeos de cadeia média possuem um potencial termogênico, mas infelizmente, a ingestão deles por si só não estimula a queima de gordura.

Como os TCM são rapidamente metabolizados, a fama de adicioná-los ao café, por exemplo, cresceu com o intuito de retardar a fadiga e perder peso, mas quando consumidos sem recomendação profissional necessária, o uso pode controverso. A suplementação inadequada de triglicerídeos de cadeia média, ou seja do consumo do óleo de coco (leia mais aqui), está relacionada com o aparecimento de diversos efeitos colaterais, como diarreia, flatulência, dor e/ou desconforto abdominal, indigestão e azia, além de outros efeitos como urticária (alergia na pele), dor de cabeça e aumento na ocorrência de gripes e resfriados.

Estudos de competições esportivas de longa duração e alta intensidade (maratona, triatlon etc) avaliaram que a suplementação com triglicerídeos de cadeia média pode ser uma boa fonte de energia nestes casos, por isso é fundamental o acompanhamento nutricional e individual, pois vários alimentos e suplementos são boas estratégias para algumas pessoas, mas péssimas para outros.

Outros estudos até demonstraram uma diminuição de medidas antropométricas e peso quando no consumo de óleo de coco, no entanto os resultados foram evidentes em pacientes que além do consumo do óleo associaram alimentação saudável e prática regular de exercícios, o que coloca bem em dúvida o potencial efeito destes triglicerídeos. Além do que, já sabemos e é confirmado que a cafeína, presente no café, no chá verde, chá mate etc tem poder ergogênico (melhora do desempenho físico) e poder termogênico. Então eu te pergunto: porque adicionar mais calorias e gordura no simples, delicioso e poderoso café?!

Vamos nos alimentar melhor, com alimentos funcionais que irão nos auxiliar no processo de emagrecimento e perda de gordura, praticar mais exercício físico, dormir melhor, ter uma vida mais leve e saudável e parar de procurar por milagres?!

Espero que tenham gostado e aprendido mais, qualquer dúvida me mandem!

Até semana que vem!

Fonte: GOMES, Adriana Resende et al. SUPLEMENTAÇÃO DE TRIGLICERÍDEOS DE CADEIA MÉDIA EM ATIVIDADES DE ENDURANCE. Revista Brasileira de Nutrição Esportiva, São Paulo v. 1, n. 1, p. 60-66, Jan-Fev, 2007/ FERREIRA, Antônio Márcio Domingues et al. A influência da suplementação de triglicerídeos de cadeia
média no desempenho em exercícios de ultra-resistência. Rev Bras Med Esporte _ Vol. 9, Nº 6 – Nov-Dez, 2003/ DIAS, Raquel da Luz et al. TERMOGÊNICOS: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA SOBRE O USO DE ÓLEO DE COCO, ÓLEO DE CÁRTAMO E CLA. Revista Brasileira de Nutrição Esportiva, São Paulo. v. 8. n. 43. p.10-19. Jan-Fev. 2014.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s