Você sabe o que é konjac?

Boa noite leitores,

Hoje vou falar de outro alimento “descoberto” há pouco tempo no Brasil, o konjac é o queridinho da vez e a sua baixa quantidade de calorias vem conquistando muita gente. Ele é conhecido como um alimento “milagroso”, você já ouviu falar? Já experimentou? Sabe se ele trás benefícios pra saúde?

O konjac (Amorphophallus konjac Kock) é uma raiz (igual a batata, mandioca) cultivada originalmente no Japão, o qual possui um polissacarídeo chamado glucomannan, com grande capacidade de absorção de água. Devido à presença desse polissacarídeo, o konjac possui 97% da composição de água e 3% de fibras.

Sendo um alimento de baixas calorias, ele foi usado por algumas marcas de industrializados, que desenvolveram o macarrão e o arroz feitos a partir da farinha do konjac. Por ser riquíssimo em fibras, sua ingestão (assim como de outros alimentos ricos em fibras) é capaz de melhorar os quadros clínicos de constipação intestinal, uma vez que, o consumo de fibra solúvel auxilia no volume e na consistência correta do bolo fecal, e também é capaz de prevenir algumas doenças cardiovasculares.

Com as informações nutricionais do macarrão de konjac mostrando que ele, não contém glúten e nem lactose, possui poucas calorias, pouco carboidrato e bastante fibras, sua procura nas prateleiras aumentou. Mas existe um porém além do preço elevado, ele não tem sabor, seus ingredientes são somente farinha do tubérculo konjac, água e fibra de aveia biológica.

Neste caso, precisamos nos atentar a forma de preparo dos produtos de konjac, devemos observar a quantidade de molhos e gordura que adicionamos, muitas receitas se tornam calórias, gordurosas e cheias de sódio por adição exagerada do “cozinheiro”. Como sempre falo e não é clichê, o equilíbrio de tudo e principalmente dos alimentos que ingerimos é fundamental para a saúde.

Não existem alimentos milagrosos, existe uma combinação deles que nos ajuda a alcançar nossos objetivos.

Espero que tenham gostado e aprendido mais!

Obs: Lembrando que uma alimentação rica em fibras, só é eficiente se a ingestão de água estiver correta.

Fonte: SHIMADA, Thaís A. Caracterização do Konjac em pó e elaboração de gel. 2013. 37
f. Trabalho de Conclusão de Curso (Tecnologia em Alimentos) – Universidade
Tecnológica Federal do Paraná. Londrina, 2013/ Suwannaporn P, Thepwong K, Tester R, Al-Ghazzewi F, Piggott J, Shen N, Chen Z Chen F, Yang J, Zhang D, Tang M. Tolerance and nutritional therapy of dietary fibre from konjac glucomannan hydrolysates for patients with inflammatory bowel disease (IBD) Bioact Carbohydr Diet Fiber. 2013.

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s