Pipoca é saudável?

Boa noite leitores,

O consumo de pipoca, tem aumentado bastante principalmente pelos brasileiros. Além dos modos caseiros de serem feitas, o mercado de pipocas prontas só cresce, e os sabores delas também. Mas será que todos esses tipos são saudáveis para consumirmos? Será que a pipoca pode trazer benefícios para nossa saúde, ou são só mais um exemplo de snacks da moda?

O milho de pipoca (espécie Zea mays L.), é diferente do milho comum, ele apresenta em geral grãos menores e uma espiga menor também, porém com uma maior quantidade de água (cerca de 60% de sua composição), motivo pelo qual faz ele estourar quando exposto a temperaturas acima de 170ºC. Quando exposto ao calor, tanto no microondas, na panela ou naquelas pipoqueiras elétricas, a água de dentro do grão vira vapor, aumentando tanto a pressão interna que a casca se rompe e no primeiro contato com o ar o amido existente no milho se solidifica virando a “espuma” branca, a pipoca.

Seu preparo é simples, e é difícil alguém não gostar do seu sabor, além de que ela pode ser consumida com a adição de várias especiarias e condimentos. O que muita gente não sabe, é que o milho de pipoca é fonte de energia (altas quantidades de calorias e carboidratos – 75% da sua composição), proteínas, fibras, fósforo, potássio e compostos antioxidantes.

Em relação as quantidades de antioxidantes presentes no milho de pipoca, estudos afirmaram que no processo de preparo da pipoca (super aquecimento), estes compostos sofrem uma brusca diminuição, por serem sensíveis a temperaturas muito altas. Assim, a quantidade de antioxidantes na pipoca pronta é pequena mas ainda existente, e por este motivo os nutrientes presentes em maior quantidade, que devemos levar em consideração, são as proteínas (de origem vegetal) e as fibras.

Informações nutricionais para 90 g do milho cru (quantidade igual a 1 pacote de pipoca industrializada), que dará em medida caseira, 1 balde grande de pipoca. Para essa quantidade, estourando o milho de pipoca sem adição de gordura e com pouco sal, teremos 352 kcal – 75 g de carboidrato – 6 g de proteína – 2,2 g de gordura (natural do milho) – 12,8 g de fibras e 576 mg de sódio, enquanto uma pipoca industrializada de microondas sabor manteiga, tem 15,8 g de gordura e 1544 mg de sódio.

O modo de preparo caseiro, utilizando o milho para pipoca é o mais recomendado para consumo, com pouca ou nenhuma adição de gordura e também pouca quantidade de sal, podendo acrescentar condimentos como pimenta, orégano, cúrcuma, e qual mais você gostar que dará um sabor muito especial naturalmente. É importante reforçar que devemos evitar aquelas prontas para preparo em microondas e principalmente aquelas saborizadas, pois são utilizados muitos aromatizantes e corantes no processo de industrialização.

Como tudo no mundo da nutrição, devemos ter equilíbrio e uma frequência correta de consumo. A pipoca é uma ótima opção para lanches e aperitivos.

Obs: Em relação as pipocas “fit” prontas para consumo que estão sendo bastante comercializadas hoje, sim elas são melhores do que aquelas industrializadas de microondas, mas piores do que as feitas em casa a partir do milho cru. Observem o rótulo dessas pipocas, eles utilizam bastante gordura para o preparo.

Espero que tenham gostado e aprendido mais!

Fonte: Freire, Ana Izabella. Avaliação da capacidade de expansão de milho-pipoca pelas técnicas de espectrometria no infravermelho próximo, composição química e microscopia eletrônica. Lavras:UFLA, 2015/ Barbosa, Natália Alves; Lopes, Rafaela Chaves de Oliveira; Paes, Maria Cristina Dias. Compostos bioativos nos grãos de milho pipoca antes e após o processamento. Universidade Federal de Lavras; Lavras, Minas Gerais, 2017/ UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS – UNICAMP. Tabela brasileira de composição de alimentos – TACO. 4. ed. rev. e ampl. Campinas, 2011.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s