Batata X Abóbora

Boa noite leitores,

Sabemos que a batata é muito mais consumida do que a abóbora né?! Mas, por quê? Somente por hábito, por praticidade, pelo valor, pelo sabor ou por não conhecermos as propriedades nutricionais de cada uma delas? Hoje, o “combate” dos alimentos é entre elas: batata ou abóbora, quem você acha que ganha?

A batata é o quarto alimento mais consumido do mundo, ela é classificada como um carboidrato mas também possui importantes quantidades de proteínas e potássio. O teor de proteínas da batata, cerca de 100 g dela cozida supri até 13% da quantidade diária de proteína recomendada para crianças e até 7% para adultos. O potássio está envolvido em vários processos fisiológicos, no equilíbrio hidro eletrolítico, na regulação da pressão arterial, na transmissão nervosa e nas contrações musculares, no metabolismo energético e na secreção de insulina e na regulação do pH.

Já a abóbora, é um vegetal ainda incomum no prato da maioria, mesmo sendo um dos alimentos com maior teor de betacaroteno, você sabia? O betacaroteno, é um pigmento antioxidante natural importante para a saúde, o qual é capaz de inibir a ação de radicais livres no organismo, reduzindo riscos de doenças como alguns tipos de câncer, doenças degenerativas e doenças cardiovasculares. Além da polpa ser fonte de betacaroteno devido a sua coloração forte, as sementes da abóbora também devem ser consumidas pelo seu alto valor nutricional, pois são ótimas fontes de proteínas, gorduras boas e fibras.

Agora, vamos observar a tabela abaixo:

TABELA NUTRICIONAL

Porção de 100 g (alimento cozido)

COMPOSIÇÃO

BATATA INGLESA 

ABÓBORA CABOTIÁ 

Calorias 52 kcal 48 kcal
Carboidratos 11,9 g 10,8 g
Proteínas 1,2 g 1,4 g
Fibras 1,3 g 2,5 g
Potássio 161 mg 199 mg

Observando as quantidades dos nutrientes acima, tanto a batata quanto a abóbora são vegetais importantes que devem estar presentes frequentemente na nossa alimentação, por possuírem boas quantidades de proteínas, fibras e de potássio, além de terem preços acessíveis. Mas na comparação feita hoje, a abóbora venceu, pois em conjunto com a alta concentração de betacaroteno que citei, ela também possui 15% mais proteínas, quase 50% mais fibras e 20% mais potássio, do que a batata.

O que achou desse “combate“, você acertou o vencedor? Com esses novos conhecimentos você vai incluir mais abóbora na sua alimentação?! Espero que sim, porque além de serem mega nutritivas, como vimos, elas são deliciosas e super versáteis na cozinha.

Obrigada pela leitura e até semana que vem!

Fonte: Boschi, Keila. CARACTERIZAÇÃO DAS PROPRIEDADES QUÍMICAS E
ANTIOXIDANTES DA SEMENTE, GERMINADOS, FLORES, POLPA E FOLHA DESENVOLVIDA DE ABÓBORA. Bragança, 2015/ PROVESI, João Gustavo. Estabilidade e efeitos do processamento e estocagem sobre os carotenóides em purês de abóbora. UFSC, Florianópolis-SC,2010/ Quadros et al. Composição química de tubérculos de batata. Ciênc. Tecnol. Aliment., Campinas, 29(2): 316-323, abr.-jun. 2009/


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s