Boa noite leitores,
Muita gente ainda olha pra beterraba e pensa que, pela sua cor forte (“semelhante” com carnes vermelhas) ela seja uma fonte de ferro, e que assim seu consumo seria indicado para prevenir e curar anemia. Isso é um mito sabiam?! Mas a beterraba tem uma nova função importante que a maioria desconhece, vamos ver qual é?!
A beterraba é uma raiz originária de regiões europeias e norte-africanas de clima temperado, encontrada facilmente em toda época do ano sendo de custo acessível comparando com outros tubérculos. Sua coloração vermelho-arroxeada é devido à presença de betalaínas, um pigmento natural que nesse caso é dividida em duas categorias: betanina (responsável pela coloração avermelhada e apresenta de 75% a 95% do pigmento total na beterraba) e beta xantina (responsável pela coloração amarelada, caracterizando a coloração típica das raízes). As betalaínas são instáveis em presença de luz, água e oxigênio, por isso o ideal é consumi-la em sua forma crua (ralada ou sucos – que sejam ingeridos logo após o preparo).
Além de possuir importantes nutrientes como vitaminas do complexo B, fibras e potássio, a beterraba também é fonte de nitrato (substância presente no solo, na água e nos vegetais). O qual tem sido identificado como um precursor importante do óxido nítrico, uma alternativa sugerida na regulação da pressão arterial e do fluxo sanguíneo, integridade gástrica, proteção contra a lesão isquêmica, lesões no miocárdio, hepáticas, renais, pulmonares, vasculares e cerebrais, além do seu papel na homeostasia (equilíbrio químico do organismo), no estresse oxidativo e alguns tipos de inflamação.
O nitrato, ingerido via beterraba crua, ganhou recentemente atenção como um meio alimentar ergogênico, ou seja, o consumo de beterraba (como fonte de nitrato vegetal e natural) já foi comprovado por estudos que auxilia praticantes de atividade física. Principalmente em esportes de longa duração e alta intensidade, pois o aumento da biodisponibilidade do óxido nítrico aumenta a eficiência respiratória, diminuindo a fadiga e assim aumentando o desempenho do atleta durante o exercício.
Assim, pra você que continua insistindo em comprar (sem recomendação nutricional) suplementos caros e artificiais, porque não investir num alimento acessível e que além de contribuir com os exercícios físicos também ajuda o organismo em vários outros quesitos?!
Espero que tenham gostado e aprendido mais, até semana que vem!
Fonte: O uso da beterraba como vasodilatador em praticantes de atividades físicas. Ling. Acadêmica, Batatais, dez. 2017/ Chyosho, Beatriz, Antonio de Menezes Freitas, Patrícia. EXTRAÇÃO DO CORANTE DA BETERRABA (Beta Vulgaris) PARA APLICAÇÃO EM COSMÉTICOS/ ALVES AU; PRADO RM; GONDIM ARO; FONSECA IM; CECÍLIO FILHO AB. 2008. Desenvolvimento e estado nutricional da beterraba em função da omissão de nutrientes. Horticultura Brasileira 26. Hortic. bras., v. 26, n. 2, abr.-jun. 2008/ Revista Brasileira de Nutrição Esportiva. Efeitos do suco de beterraba na perfomance de exercícios de endurance. São Paulo, Outubro, 2014.