Farinha de trigo integral X Farinha de arroz integral

Boa noite leitores,

O consumo de farinhas, de trigo, arroz, amêndoas, chia, aveia, grão-de-bico entre outras, vem crescendo e assim cada vez mais surgem dúvidas dos consumidores sobre qual possui o melhor custo-benefício pra saúde. As mais consumidas são as farinhas de trigo e de arroz, pelo valor de mercado e também pela facilidade em encontrar nas prateleiras. Hoje vou compará-las, ambas em estado integral e vamos ver quem ganha essa “batalha“. Qual a sua aposta?

Com a onda “gluten free“, a farinha de trigo mesmo que em sua forma integral foi “bullinada”, e a farinha de arroz vem tomando seu lugar, pelo fato de não conter glúten e assim poder ser consumida por todas as pessoas. O arroz é um dos cereais mais consumidos em todo o mundo, e uma importante fonte de nutrientes. Já o trigo é o cereal mais usado na fabricação de pães, principalmente, por conter as proteínas que formam o glúten, em quantidade ideais para dar a textura esperada nos produtos de panificação.

O trigo, assim como os outros cereais que possuem glúten (cevada, centeio e aveia**), possui restrição de consumo por pessoas com doença celíaca, as quais apresentam resposta imune inadequada associada à ingestão de glúten, caracterizada por distúrbio inflamatório do trato gastrointestinal. Podendo ser manifestada por diarreia, dor abdominal, distensão abdominal, perda de peso e flatulência.

Observe a tabela abaixo:

TABELA NUTRICIONAL

Porção de 50 g – 2 colheres de sopa

COMPOSIÇÃO

FARINHA DE TRIGO INTEGRAL

FARINHA DE ARROZ INTEGRAL

Calorias 158 kcal 181 kcal
Carboidratos 31 g 38 g
Proteínas 7 g 3,6 g
Gordura total 0,9 g 1,4 g
Gordura saturada 0,2 g 0,3 g
Fibras 5 g 2,3 g
Ferro 2 mg 1 mg

Como pudemos observar, levando em consideração somente a composição nutricional dos dois alimentos avaliados, a farinha de trigo integral “vence” em importantes quesitos, ela possui quase 2x mais proteína que a farinha de arroz integral, 2x mais ferro e um pouco mais do que o dobro de fibras.

Assim, se você não possui a doença celíaca e não sente nenhum desconforto ao ingerir glúten, de acordo com o combate de hoje, a farinha com a melhor composição nutricional é a farinha de trigo integral. Lembrando que, estes nutrientes trarão benefícios para o seu corpo se consumidos em quantidades adequadas, procure um nutricionista para saber a ideal pra você.

Espero que tenham gostado e aprendido mais, até semana que vem!

**Obs: informação importante da aveia, as comuns mais encontradas em supermercados só possuem glúten por serem processadas em indústrias que também produzem outros alimentos que contém glúten, pois a aveia naturalmente não possuem, por isso vocês podem encontrar nas prateleiras aveias com a observação “sem glúten”, estas com certeza foram processadas e embaladas em máquinas que não tiveram contado com outros alimentos com glúten.

Fonte: GALERA, J. S. Substituição parcial da farinha de trigo por farinha de arroz na produção de “sonho”. Faculdade de Ciência Farmacêuticas, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2006.


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s