Você sabe o que é Maca Peruana?

Boa noite leitores,

A maca peruana voltou a ser bastante comentada na mídia e utilizada por muitos, mas será que são só alguns dias de fama, ou ela é realmente benéfica para nossa saúde e devemos incluí-la no nosso dia a dia?! Você já tinha ouvido falar dela?

O Lepidium Meyenii Walp, também conhecido como Maca Peruana, é um vegetal nativo da região dos Andes no Peru, o qual é consumido há mais de 2 mil anos por suas propriedades medicinais e funcionais. Classificado como um tubérculo, tem alto valor nutritivo e pode ser consumido seco (farinha) com outros alimentos ou fazendo uma infusão (clique aqui para saber a diferença entre chá e infusão).

A maca contém proteínas, cálcio, fósforo, iodo, ferro, potássio, vitaminas do complexo B, e zinco, sendo sua concentração de proteínas e cálcio maior do que em qualquer outro tubérculo. Ela ajuda a diminuir o estresse, aumentar a fertilidade e a libido, além de várias outras propriedades que falarei abaixo.

Por estimular a produção de hormônios, sua utilização pode melhorar o rendimento esportivo, e aumentar a massa magra por influenciar na velocidade do metabolismo. Foi comprovado que sua ingestão por 14 dias, é suficiente para melhorar o rendimento em esportes de longa duração, como o ciclismo, por exemplo.

Além disso, a maca apresenta ação antioxidante, sendo capaz de eliminar os radicais livres e proteger as células contra o estresse oxidativo, e assim contra o envelhecimento. Sua ingestão frequente é capaz de inibir significativamente a enzima angiotensina, e como contém altos níveis de potássio auxilia na redução da hipertensão e doenças cardiovasculares. Ela também possui atividade neuro protetora e assim melhora a memória, a ansiedade e a depressão, e é importante na prevenção da osteoporose, que além da falta de cálcio e vitamina D, também pode ocorrer por queda nos níveis de estrogênio, sintoma muito comum em mulheres pós menopausa.

Como apresenta baixa toxicidade, o consumo da maca peruana não possui contra-indicação mas como seu valor de mercado é considerado alto (90 cápsulas em média por R$55,00 ou 250 g dela em pó, por R$20,00), é importante a recomendação de um nutricionista, para dizer se e quanto deve ser utilizada.

Espero que tenham gostado e aprendido mais, ótimo feriado e até semana que vem!

Fonte: Revista Brasileira de Nutrição Esportiva -INFLUÊNCIA DO USO DE LEPIDIUM MEYENII WALP E TRIBULUS TERRESTRIS EM PRATICANTES DE MUSCULAÇÃO. São Paulo. v. 11. n. 67.  Jan./Dez. 2017/ VALENZUELA-ESTRADA, M.; PARRA, R.; VELASCO-MARTÍN, J. P.; NÚÑEZ, H.; REGADERA, J. & BUSTOS-OBREGÓN, E. Efecto de la maca peruana (Lepidium meyenii) y de la melatonina sobre el desarrollo testicular del ratón expuesto a hipoxia hipobárica continua. Int. J. Morphol., 32(1):70-78, 2014/ Oliveira, Jonaina Costa. Abordagem terapêutica da Lepidium meyenii walp (MACA): uma revisão de literatura – Universidade Federal do Ceará, 2011/ GONZALES, Gustavo F et al. Maca (Lepidium meyenii Walp), una revisión sobre sus propiedades biológicas. Rev. perú. med. exp. salud publica, Lima, enero, 2014.


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s