Saiba a diferença entre sal e sódio

Boa noite leitores,

A maioria já sabe que o consumo excessivo de sódio não é benéfico para a nossa saúde, mais que isso, que pode aumentar a incidência de doenças cardiovasculares, por aumentar a pressão arterial. Mas, como muitos ainda confundem ou não conhecem a diferença entre sal e sódio, e como esse consumo não para de crescer, é sempre bom reforçar e alertar sobre o assunto.

O sódio é o principal eletrólito dos fluidos do nosso organismo e contribui para a manutenção do equilíbrio ácido-básico, para a absorção de nutrientes, na função renal e é essencial para a contração muscular e transmissão nervosa. Já o cloreto de sódio, popularmente conhecido como sal, é um dos condimentos mais antigos do mundo, composto por 40% de sódio e 60% de cloreto.

É comprovado que a ingestão média de sódio, apresenta relação direta com a pressão arterial, sendo que uma redução na ingestão diária de sódio esteve associada a uma redução na pressão arterial. Se a ingestão excessiva for pontual podem não existir manifestações, no entanto, quando a ingestão é mantida por longos períodos, podem ocorrer alterações irreversíveis. Além do próprio organismo aumentar drasticamente a retenção de líquido, para tentar manter o equilíbrio dos fluidos.

Como o sódio faz parte de algumas funções do organismo, existe uma necessidade mínima dele estimada entre 200 a 500 mg/dia, quantidade facilmente encontrada de forma natural nos alimentos. Já a quantidade recomendada máxima pela OMS (Organização Mundial da Saúde) é de 2000 mg/dia para os adultos (ou 5g de sal). Quantidade essa não seguida pela maioria das pessoas, pois um estudo mostrou que um adulto consome em média 3x mais que isso por dia (6000 mg/dia de sódio e 15g de sal).

Olhem a tabela abaixo com exemplos de alguns alimentos processados e suas quantidades de sódio:

ALIMENTO

PORÇÃO

SÓDIO

Biscoito salgado cream cracker 5 unidades (30 g) 273 mg
Pão francês 1 unidade (50 g) 150 mg
Pão de queijo 1 unidade grande (90 g) 695 mg
Legumes enlatados em conserva ½ lata (100 g) 398 mg
Caldo de carne 1 tablete (10 g) 1.996 mg
Shoyo 1 colher de sopa 502 mg
Peito de peru 1 fatia (15 g) 105 mg
Queijo parmesão 1 colher de sopa (20 g) 370 mg
Azeitona inteira em conserva 4 azeitonas (20 g) 270 mg
Maionese 1 colher de sopa (15 g) 118 mg

Como o sódio é bastante utilizado no nosso cotidiano, e como as necessidades diárias são baixas, a deficiência é rara, mas pode ocorrer em casos de uso de medicamentos diuréticos/laxativos e em indivíduos atletas que não fazem a reposição desse eletrólito corretamente quando o suor e o desgaste físico é grande, podendo ser identificada por manifestações como fadiga, diarreia, anorexia e pressão baixa.

Contudo, é possível afirmar que o adequado equilíbrio dos níveis de sódio para o corpo humano é de vital importância. Hoje, como vimos a quantidade média consumida pela população é 3x maior do que a recomendada, e isso é muito sério. Se conscientizem, passem essas informações adiante, preze pela sua saúde.

Espero que tenham gostado e aprendido mais, até semana que vem!

Fonte: Funções Plenamente Reconhecidas de Nutrientes – Sódio. ILSI Brasil (2009)/ Prevalência de hipertensão arterial e avaliação da ingestão de sódio em uma Unidade de Alimentação e Nutrição do estado de Sergipe-Brasil. RASBRAN – Revista da Associação Brasileira de Nutrição. São Paulo, SP, Jan-Jun. 2017/ Bannwart GCMC, Silva MEMP, Vidal G. Redução de sódio em alimentos. Nutrire. 2014/ De Moura Souza A et al. IMPACTO DA REDUÇÃO DO TEOR DE SÓDIO EM ALIMENTOS PROCESSADOS. Cad. Saúde Pública, Rio de Janeiro, fev, 2016/ Martelli, Anderson. Redução das concentrações de cloreto de sódio na alimentação visando a homeostase da pressão arterial. REGET – V. 18 n. 1 Abr. 2014/ Sarno F et al. Consumo de sódio pela população brasileira. Rev Saúde Pública 2013.


2 comentários sobre “Saiba a diferença entre sal e sódio

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s