Requeijão X Cream cheese

Boa noite leitores,

Queridinhos de muitos, o requeijão e o cream cheese fazem parte do nosso cotidiano há um tempo, mas quando o assunto “alimentação saudável” entra em pauta, ainda existe uma dúvida de qual é o melhor para consumirmos. Como sempre falo por aqui, sempre dá para fazermos melhores escolhas, hoje o “combate” dos alimentos será entre eles. Antes de ler a matéria toda, qual você arrisca dizer que a melhor opção?!

O requeijão é um produto tipicamente brasileiro, que surgiu na categoria de queijos processados espalháveis, e conquistou o mercado por ter custo menor que os queijos naturais. Já o cream cheese, foi influencia norte-americana de um tipo de queijo, que se caracteriza por ser de textura mais firme que o requeijão, porém ainda cremoso.

Para analisarmos estes dois alimentos industrializados iremos começar pelos ingredientes, os quais devem ser os primeiros a serem olhados em um rótulo (clique aqui para saber mais sobre leitura de rótulos). Tanto o requeijão, quanto o cream cheese eu selecionei de marcas mais conhecidas em suas versões light. Observem abaixo:

Ingredientes:

  • Requeijão light: Creme de leite, leite padronizado reconstituído, proteína concentrada de leite, caseinato de cálcio, água, sal, cloreto de cálcio, fermento lácteo, estabilizantes polifosfato de sódio, pirofosfato de sódio e pirofosfato ácido de sódio, regulador de acidez ácido lácteo e conservador sorbato de potássio.  OBS: muitos deles acabam tendo amido na composição, é importante ficar atento, pois a indústria faz isso para baratear o produto, mas o sabor e a textura ficam diferentes.
  • Cream cheese light: Leite integral, creme de leite, leite em pó desnatado, sal, fermento lático, espessantes: gomas jataí e carra gena e conservador sorbato de potássio.

Com essa primeira etapa do “combate” poderíamos dizer o cream cheese venceu, pois o requeijão possui uma lista maior de ingredientes (13) sendo que a maioria deles (7) com nomes popularmente desconhecidos e até difíceis de ler, e o cream cheese com uma lista total de 7 ingredientes, sendo só 2 com nomes difíceis. Mas a análise não pode parar por aí, também é fundamental olharmos a tabela nutricional e o preço, né?!

TABELA NUTRICIONAL

Porção de 30g – 1 colher de sopa

COMPOSIÇÃO REQUEIJÃO LIGHT CREAM CHEESE LIGHT
Calorias 55 kcal 62 kcal
Carboidratos 1,3 g 1 g
Proteínas 3,8 g 2,2 g
Gordura total 3,9 g 5,5 g
Gordura saturada 2,1 g 3,5 g
Sódio 155 mg 111 mg

Analisando a tabela acima, podemos observar que nos parâmetros mais importantes para este caso, no requeijão a quantidade de proteína é quase 2x maior, e a de gordura total e saturada quase 1,5x menor quando comparado ao cream cheese. Além do fato de o requeijão custar em média R$5,00, enquanto o cream cheese custa R$12,00.

Sendo assim, com a análise total dos ingredientes, da tabela nutricional e do custo de mercado, posso dizer que no “combate dos alimentos” de hoje o requeijão venceu. OBS: isso não significa que o requeijão é um alimento saudável e que pode ser consumido em livre demanda, ok?!

Espero que tenham gostado, até semana que vem!


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s