Amendoim X Amêndoa

Boa noite leitores,

Ainda existem muitas dúvidas em relação ao consumo das oleaginosas, ou castanhas como são mais conhecidas, a quantidade a ser consumida, qual seria a melhor opção e ainda se realmente os benefícios compensam o seu alto preço. Mas será que as mais caras são as mais vantajosas para a saúde ou uma opção mais barata já seria eficiente?! Teremos essa resposta na comparação a seguir: Amendoim X Amêndoa.

O amendoim é classificado como uma oleaginosa (ou seja, sementes ricas em gordura vegetal, que se consumida adequadamente pode trazer benefícios à saúde), mas estudos recentes afirmam que ele também pode ser considerado da família das leguminosas (feijão, grão-de-bico, vagem, soja), pela sua alta quantidade de proteína e reduzida de carboidrato, quando comparado com outras oleaginosas (olhem a tabela abaixo).

É importante dizer que o tipo de amendoim comparado nesta matéria, é aquele torrado e sem ser frito ok?! O mesmo vale para a amêndoa e todos os outros tipos, fiquem atentos ao comprá-las, pois muitas vezes no rótulo, na parte dos ingredientes está: amendoim, óleo vegetal e sal. Este óleo vegetal não deve estar nos ingredientes, pois isso significa que ele é frito e assim não se adéqua a nenhuma das quantidades e benefícios que estou falando aqui.

Vamos observar a tabela abaixo:

TABELA NUTRICIONAL

Porção de 100 g – torrada

COMPOSIÇÃO

AMENDOIM

AMÊNDOA

Calorias 606 kcal 581 kcal
Carboidrato 18,7 g 29,5 g
Proteína 22,5 g 18,6 g
Gordura total 54 g 47,3 g
Gordura saturada 9,7 g 4,8 g
Gordura mono e poli-insaturada 43,3 g 48,5 g
Fibras 7,8 g 11,6 g
Cálcio 39 mg 237 mg
Magnésio 159 mg 222 mg
Fósforo 261 mg 493 mg
Potássio 496 mg 640 mg

Com os dados da tabela, podemos afirmar que os resultados mais expressivos foram que, o amendoim possui 20% mais proteína do que a amêndoa, tem 50% mais de gordura saturada (lembrando que é de origem vegetal, ou seja, diferente das gorduras saturadas de origem animal, o qual o alerta a restrição do consumo é maior, mas que também não podemos comer sem limites), porém com valor semelhante na quantidade de gorduras boas (mono e poli-insaturadas). Também observamos que a amêndoa tem 40% mais carboidrato, 30% mais fibras, 80% mais cálcio, 30% mais magnésio e 50% mais fósforo do que o amendoim.

Assim, fazendo uma avaliação geral, e levando em consideração que o preço do amendoim é em média R$12,00/kg, e da amêndoa R$70,00/kg, cerca de 6 vezes mais, concluo que se você está a procura de uma oleaginosa rica em proteína, gorduras boas e que tenha um preço acessível, eu te recomendaria o amendoim. Mas, se você precisar de uma fonte de fibras, nutrientes (cálcio; magnésio – participa da função hormonal e imunológica, do metabolismo da glicose, na produção de proteínas etc; fósforo – responsável pela saúde óssea em conjunto com o cálcio, participa da manutenção geral do corpo, do crescimento celular etc ), além da proteína e das gorduras boas e tiver a possibilidade de comprar um alimento mais caro, te recomendo a amêndoa.

Obs: as respostas foram feitas a partir da comparação que fiz entre amendoim e amêndoa, lembrando que existem outras oleaginosas tão nutritivas quanto (castanha de caju, do pará, macadâmia, nozes…) que também podem ser consumidas.

Aproveitando que hoje é véspera do Dia do Nutricionista (31 de agosto), agradeço por por sempre me acompanharem por aqui, parabenizo também à todos os meus colegas de profissão e desejo que consigamos cada vez mais espalhar saúde.

Espero que tenham gostado a aprendido mais. Até semana que vem!

Fonte: Tabela Brasileira de Composição de Alimentos/ NEPA – UNICAMP – 4. ed. rev. Campinas, 2011.


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s