Você sabe o que é mulungu?

Boa noite leitores,

O mulungu, ou também conhecido por Erythrina Mulungu, é muito utilizado devido às suas propriedades medicinais e nutricionais. Nativo do Brasil, infusões de mulungu podem ser preparadas para diversos fins, como forma de tratamento e até de prevenção de doenças, vou falar pra vocês agora alguns de seus benefícios.

O destaque do mulungu, e um dos motivos do porque ele é tão procurado, é por seu papel na insônia e em desordens do sistema nervoso central. Ele pode ser utilizado para acalmar, e também como anticonvulsivante; antidepressivo, para dores em geral (enxaqueca), como anti-inflamatório, analgésico e antitérmico. Além disso, o preparo de banhos com a erva do mulungu, também tem o propósito de afastar forças negativas. Estes benefícios se dão pela presença de flavonoides e fitoesteróis que estão na composição do mulungu.

A ANVISA descreveu na RDC de 2010 que o uso de “drogas vegetais”, como o mulungu por exemplo, está liberado com indicação profissional, para uso adulto em quadros leves de ansiedade e insônia, como calmante suave e natural. Eles ainda alertam para a não utilização do mulungu durante a gravidez e a amamentação, e também por pessoas com problemas cardiovasculares.

Segundo estudos, a melhor forma de extração da erva para se obter os melhores benefícios do mulungu, é fazendo uma infusão por 15 minutos, em água a 70ºC (a quantidade da erva e de água é individual).

É uma erva mais difícil de ser encontrada, e quando disponível ela tem um valor alto, pois está correndo risco de ser extinta da natureza.

Contudo, é necessário que os produtos fitoterápicos sejam tratados como
medicamentos e não sejam auto prescritos, pois mesmo sendo de origem vegetal existe um risco de toxicidade caso a ingestão seja elevada. É imprescindível que o mulungu, assim como qualquer outra erva medicinal, seja ingerido com prescrição médica/nutricional.

Espero que tenham gostado e aprendido mais, até semana que vem!

Fonte: MINISTÉRIO DA SAÚDE – MONOGRAFIA DA ESPÉCIE ERYTHRINA MULUNGU
(MULUNGU)/ L. O. Gonçalves et al. Caracterização genética de mulungu (Erythrina velutina Willd.) em áreas de baixa ocorrência. Rev. Ciênc. Agron., v. 45, n. 2, p. 290-298, abr-jun, 2014/ Schleier R, Quirino CS, Rahme S. Erythrina mulungu – descrição botânica e indicações clínicas a partir da antroposofia. Arte Méd Ampl. 2016/ De Bona, Ana Paula, 1982-D287e Estudos fitoquímico, alelopático, tóxico e mutagênico de Erythrina mulungu MART. ex BENTH. utilizando bioensaios,2009.


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s