Saiba os perigos do plástico para a saúde

Boa noite leitores,

Você já parou pra pensar na quantidade de plástico que utiliza no dia a dia? Além de ser um dos maiores poluidores do meio ambiente, você sabia que o uso de plástico, mesmo que pequeno, pode ser prejudicial à saúde? Vou falar sobre isso, e também de dicas e alternativas que beneficiam o nosso organismo e o meio ambiente.

Muitos plastificantes químicos adicionados a produtos plásticos (que demoram em média 200 anos para se decompor), são considerados disruptores endócrinos, ou seja, eles interferem na produção, liberação, transporte, metabolismo, ligação e eliminação de hormônios, os quais são responsáveis pela manutenção e regulação de vários processos naturais do nosso corpo.

Os seres humanos, assim como o meio ambiente e os animais, são expostos diariamente a um grande número de plastificantes químicos, sendo o Bisfenol A (BPA) o mais estudado deles atualmente. O maior contribuinte da exposição global ao BPA é através dos alimentos, pois essa substância migra do plástico para o conteúdo que estiver em contato com ele, no caso comidas e bebidas.

O BPA, é um xeno estrogênio sintético, uma substância química que constitui a unidade básica de revestimentos de alto desempenho, plásticos policarbonatos e resinas epóxi, que aumenta a durabilidade do produto, dando resistência e estabilidade térmica. As aplicações à base de BPA são muitas e variadas, indo desde computadores, eletrodomésticos, lentes de óculos, material de construção, tintas, até revestimentos interno para latas de comida e bebida, mamadeiras e utensílios (copos, talheres, vasilhas, pratos, garrafas, etc).

A polêmica sobre o BPA surgiu a partir de estudos recentes que levantaram dúvidas quanto à sua segurança, pois até uns anos atrás seu uso era liberado por órgãos fiscalizadores. Muitos estudos foram realizados, alguns com resultados positivos, outros com negativos, mas por precaução (estamos mexendo com saúde, não tem espaço para suposições, não é brincadeira), alguns países, inclusive o Brasil, optaram por proibir a importação e fabricação de mamadeiras que contenham BPA, e a partir daí inúmeros produtos sem BPA foram lançados. Isso, porque o sistema de eliminação do BPA, em específico, pelo corpo humano não é desenvolvido em crianças de zero a 12 meses.

Outros estudos sugerem que, ao entrar em contato com o organismo, principalmente durante a vida intrauterina (gestação – passando de mãe para filho), e também durante a lactação, a substância pode afetar o sistema endócrino, aumentando ou diminuindo a ação de hormônios naturalmente produzidos pelo corpo humano, trazendo danos à saúde, como infertilidade, falta de crescimento, endometriose, câncer, baixa imunidade, desordens neuronais, cardiovasculares e também metabólicas (resistência a insulina)

Hoje, após a proibição do uso de BPA em alguns produtos, as indústrias estão utilizando de outros plastificantes químicos para não perder qualidade e vendas. Por isso, precisamos ficar atentos, pois eles retiram o bisfenol da composição, sendo classificados como “BPF FREE” – “ISENTO DE BPA”, e acrescentam outros químicos também nocivos ao organismo.

Se você NÃO utiliza materiais plásticos com frequência, ótimo você é uma raridade, continue assim. Mas se SIM, leia cuidadosamente as dicas abaixo:

  • Use mamadeiras e utensílios de vidro ou livres de BPA para os bebês, principalmente.
  • Jamais esquente no microondas bebidas e alimentos dentro de potes de plástico. O BPA é liberado em maiores quantidades quando o plástico é aquecido.
  • Evite o consumo de alimentos e bebidas enlatados.
  • Evite pratos, copos e outros utensílios de plástico. Prefira o vidro e a porcelana.
  • Descarte utensílios de plástico lascados ou arranhados, sejam eles livres de BPA ou não.
  • Caso utilize embalagens plásticas para armazenar alimentos ou bebidas, evite aquelas que tenham os símbolos de reciclagem com os números 3 e 7 no seu interior e na parte posterior das embalagem. Eles indicam que a embalagem contém ou pode conter o BPA na sua composição.
  • Evite água engarrafada em plástico no seu cotidiano, geralmente elas ficam armazenadas por bastante tempo e assim o BPA se transfere facilmente à água. Além de serem super anti-higiênicas, caso você as utilize como refil. Prefira garrafas de vidro que são fáceis de higienizar.
  • Evite o consumo de bebidas quentes (café, chá, chocolate) em copos plásticos.
  • Evite o uso de filmes plásticos (aquele colante que estica, sabem?!), principalmente se forem levados ao microondas.
  • Troque a marmita, a garrafa de água, a mamadeira, a vasilha que vai no microondas, o plástico filme , o copinho do café, e também evite o uso de canudos, de sacolas de supermercado…o meio ambiente e sua saúde agradecem.

Os efeitos adversos são constatados pelo organismo mesmo em quantidades baixas, tenha conhecimento e use alternativas ao plástico sempre que possível, assim você estará cuidando da sua saúde, da sua família e do meio ambiente.

Espero que tenham aprendido mais, até semana que vem!

Fonte:  Bisfenol A. ABIQUIM – Associação Brasileira da Indústria Química/ Bisfenol A. ANVISA – Agência Nacional de Vigilância Sanitária/ World Health Organization & Food and Agriculture Organization of the United Nations. (‎2011)‎. Joint FAO/WHO expert meeting to review toxicological and health aspects of bisphenol A. November 2010, Ottawa, Canada/ Bernardo PEM, Navas SA, Murata LTF, Alcântara MRS. Bisfenol A: o uso em embalagens para alimentos, exposição e toxicidade – Uma Revisão.
Rev Inst Adolfo Lutz. São Paulo, 2015/ Oliveira, G.C.P. et al. Bisfenol A: Possíveis efeitos e danos ao organismo – Revisão de literatura. Jorn. Inter. Bioc., v.2, n.2, 2017.


Um comentário sobre “Saiba os perigos do plástico para a saúde

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s