O poder dos nutrientes: vitamina E

Boa noite leitores,

A vitamina E, também conhecida como tocoferol é a principal vitamina lipossolúvel presente no sangue com importante função antioxidante, e assim com excelentes características de defesa contra efeitos nocivos ao organismo. A vitamina E é amplamente encontrada na alimentação, e por isso sua deficiência é rara, porém muitos ainda não conhecem os benefícios que ela trás à saúde.

A quantidade adequada dessa vitamina, assim como da maioria, varia de acordo com o estágio da vida. Sua ingestão adequada está relacionada à prevenção de várias doenças associadas ao estresse oxidativo, tais como envelhecimento, câncer, doença cardiovascular, derrame, catarata, entre outras.

A vitamina E protege as paredes das artérias e impede que o colesterol LDL (“ruim”) seja oxidado, sendo que essa oxidação marca o começo das artérias obstruídas, além de auxiliar na absorção de ácidos graxos polinsaturados (gordura “boa”). As propriedades antioxidantes da vitamina E também são importantes para as membranas celulares, protegendo por exemplo as células do pulmão.

A importância da vitamina E vai além, atletas esportivos precisam ingerir quantidades adequadas de vitamina E, pois o próprio metabolismo do corpo cria radicais livres durante o exercício em excesso, e assim os antioxidantes presentes na vitamina E garantem que esses radicais livres não causem problema à saúde. Ela também pode ser utilizada para tratar dores nos músculos da panturrilha, que geralmente ocorrem à noite pós exercício ou durante a prática deles.

A vitamina E é amplamente encontrada na alimentação, e por isso sua deficiência é rara, mas quando acontece pode gerar síndromes de má-absorção por insuficiência pancreática, doença de Crohn, doença celíaca, entre outras. As fontes alimentares dessa vitamina são: grãos integrais, oleaginosas, óleos vegetais, e gérmen de trigo.

Espero que tenham gostado e aprendido mais, até semana que vem!

Fonte: Antonela Siqueira Catania, Camila Risso de Barros, Sandra Roberta G. Ferreira Antioxidantes no risco cardiometabólico. Arq Bras Endocrinol Metab. 2009/ FOOD INGREDIENTS BRASIL Nº 29 – 2014/ Funções Plenamente Reconhecidas de Nutrientes – Vitamina E / ILSI Brasil (2014)/ Grilo. EC, Costa PN, Lima MSR, Ribeiro PPC, Beserra AFL, Dimenstein R. Determinação de vitamina E na castanha de caju e sua relação
com a recomendação nutricional em humanos. Rev Inst Adolfo Lutz. São Paulo, 2013.

 

 

 

 

 


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s