Ricota X Cottage

Boa noite leitores,

Começando mais uma matéria na qual comparo dois alimentos, tema que é recorde de visualizações por aqui. Hoje vou falar um pouco de dois tipos de queijo muito consumidos no mundo das “dietas“, a ricota e o cottage. Você consome algum deles? Qual o seu favorito? Veremos agora, em relação a composição nutricional, qual deles pode fornecer mais benefícios pra nossa saúde.

Nesta matéria, não entrarei na questão de comer ou não comer queijos, e também se os queijos brancos são ou não mais saudáveis de se consumir do que os amarelos, ok?! Falaremos sobre isso em um outro momento, hoje vamos fazer a comparação entre a ricota e o cottage, porque a escolha entre eles ainda é uma dúvida para muita gente.

A ricota, ao contrário da maioria dos queijos, é feita a partir da acidificação do soro do leite, rica em albuminas e lactoglobulinas que precipitam, formando a massa branca, ou pela mistura do soro com o leite integral ou desnatado. Por isso sempre reforço aqui a importância da leitura completa dos rótulos, pois entre marcas do mesmo tipo de queijo há variações na composição nutricional, fiquem ligados.

E o queijo tipo cottage, produzido pela coagulação ácida, geralmente é processado através da acidificação microbiológica, podendo também ser por contaminantes naturais ou acidificação espontânea. Ele é drenado, mas não prensado (igual a ricota), sofre lavagem contínua durante a sua produção, de modo a diminuir os teores de ácido lático e lactose, e consiste basicamente em grãos de coalhada.

TABELA NUTRICIONAL

Porção de 30 g

COMPOSIÇÃO RICOTA

(1 fatia média)

COTTAGE

(1 e ½ colher de sopa)

Calorias 46 kcal 33 kcal
Carboidratos 1,7 g 1,2 g
Proteínas 4,2 g 3,9 g
Gorduras totais 2,7 g 1,0 g
Gorduras saturadas 1,5 g 0,3 g
Cálcio 84 mg 28 mg
Potássio 37 mg 35 mg
Sódio 94 mg 110 mg

Observando a tabela nutricional acima, podemos ver que as duas opções possuem valores de proteína semelhantes, assim como de sódio e potássio. A diferença maior e mais significativa é da quantidade de gordura total e de gordura saturada, sendo que as duas são menores no queijo do tipo cottage, mas em contrapartida este possui quantidades bem reduzidas de cálcio (clique aqui para ler mais sobre ele).

Assim, o importante é você avaliar, de preferência em conjunto com seu nutricionista, se está consumindo estes tipos de queijo pela quantidade de proteína, pela baixa quantidade de gordura ou por serem fontes de cálcio, e lembrar que para tomar a sua decisão na hora da compra é fundamental a leitura dos rótulos. Por exemplo, se você está fazendo uma alimentação reduzida em gordura o queijo mais indicado, entre os dois que estamos comparando, é o cottage, mas se você precisa aumentar a taxa de cálcio do organismo, a preferência deve ser pela ricota, certo?!

Espero que tenham gostado e aprendido mais, até semana que vem!

Fonte: Francisqueti et al. Diferenças Nutricionais entre queijo…Rev. Simbio-Logias, V.2, n.1, Maio/2009. Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP. Tabela Brasileira de Composição de Alimentos –TACO. 4ª edição revisada e ampliada. Campinas – SP/ TABELA DE COMPOSIÇÃO QUÍMICA DOS ALIMENTOS. Departamento de Informática em Saúde da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) / Ministério da Educação.


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s