O mundo dos chás

Boa noite leitores,

Há oficiais 7 dias do inverno, nada melhor do que falar de chás, concordam?! Bebida que aquece e ainda pode trazer benefícios pra saúde, tem coisa melhor?! Você tem o hábito de tomar chá? Qual o seu favorito?

O chá é uma das bebidas mais antigas e mais consumidas no mundo, e existem vários estudos que confirmam ser uma das melhores fontes de compostos fenólicos (substâncias com potencial antioxidante, anti-inflamatório, antimicrobiano e até anti carcinogênico). Ele tem atraído muita atenção devido a sua capacidade nutricional e medicinal, e a grande variedade existente que auxiliam, cada um com um propósito a nossa saúde.

Segundo a legislação brasileira, os chás são produtos constituídos de partes de vegetais (raízes, ervas, flores, frutos e especiarias), inteiras, fragmentadas ou moídas, obtidas por processos tecnológicos adequados a cada espécie, utilizados exclusivamente na preparação de bebidas alimentícias por infusão ou por cocção em água potável.

O conceito antigo de chá veio pela infusão de uma planta em específico, a Camellia (erva do chá preto, branco, vermelho, verde e matcha). Sendo assim todas as outras bebidas feitas com outros tipos de vegetais não poderiam ser chamadas de chá, mas sim de infusões. Sendo assim as infusões podem ser preparadas de duas formas: fervendo o vegetal na água por alguns minutos ou deixando-o “de molho” em água já fervida e abafar por 10 minutos (método que mais preserva a composição nutricional do alimento).

Vejam alguns exemplos de ervas, raízes e plantas com suas funções medicinais e funcionais para o organismo:

  • Boldo: melhora a digestão e auxilia pessoas que possuem pressão baixa;
  • Camomila: melhora cólicas intestinais, ansiedade, insônia e auxilia em processos inflamatórios de boca e gengiva;
  • Canela: para falta de apetite, cólicas gástricas, gases e também acelera o metabolismo (clique aqui para saber mais);
  • Capim santo: para cólica intestinal e uterina, e insônia;
  • Carqueja: melhora a digestão em geral;
  • Cavalinha: auxilia na retenção de líquido;
  • Erva cidreira ou melissa: para cólica abdominal, gases e como expectorante;
  • Gengibre: melhora enjoo, náusea e vômito, melhora a digestão em geral e também acelera o metabolismo (clique aqui para saber mais);
  • Guaco: auxilia na gripe e resfriado, bronquite alérgica e como expectorante;
  • Hibisco: é diurético (estimula a produção de urina), auxilia na digestão e melhora a hipertensão;
  • Hortelã: melhora cólica abdominal, gases e problemas hepáticos;
  • Mulungu: para ansiedade e insônia.

Agora falando um pouco mais do modo de preparo, em geral, para a grande maioria dos vegetais utilizados nas infusões (sejam frutas, cascas, raízes, ervas, especiarias, flores, plantas), a melhor maneira de extrair os benefícios nutricionais é fervendo a água (de preferência potável), sendo que 240 ml (1 xícara de chá) é uma medida ideal por pessoa. Após isso, desligar o fogo, colocar 1 colher de sopa do sabor escolhido, mexer e tampar por 10 minutos, pronto. Daí é só coar e apreciar.

Assim, se você ainda não é adepto dos chás, tente incluir na sua rotina, vai ter sempre um tipo, que se encaixará perfeitamente ao seu momento e melhorará sua saúde externa e interna. E é importante falar que se você quiser fazer algumas combinações de diferentes tipos chás, procure orientação de um nutricionista, pois certas misturas podem nos trazer efeitos colaterais.

Espero que tenham gostado e aprendido mais, qualquer dúvida me mandem.

Até semana que vem!

Fonte: Abreu, Luciana. Estudo do poder antioxidante em infusões de ervas utilizadas como chás. Universidade Federal De Santa Maria. Santa Maria, 2013. Abe et al. Ciênc. Tecnol. Aliment., Campinas, 2007.


2 comentários sobre “O mundo dos chás

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s