Você sabe o que é Ghee?

Boa noite leitores,

Você já ouviu falar sobre a “ghee“? Você consome ou conhece alguém que adiciona a ghee nas preparações culinárias? Você conhece a sua composição e sabe se os benefícios falados por aí são adequados? Vou responder todas essas perguntas agora.

A ghee, também conhecida por manteiga clarificada, é uma alternativa da manteiga comum porém sem lactose, indicada para intolerantes (não para alérgicos, pois mesmo ela não contendo lactose, ela pode conter traços). Ela é há anos muito popular na culinária indiana (conheça a alimentação Ayurvédica) e asiática, e recentemente está sendo bastante divulgada e consumida nas outras partes do mundo.

Em relação aos benefícios da ghee, são iguais aos da manteiga normal (clica aqui para ler mais sobre ela), porém sem a lactose, os quais pra mim ambas não deveriam ser utilizadas diariamente (minha opinião, como vejo muitos fazendo), pois como podem ver na tabela abaixo, uma quantidade pequena (10 g) possui altos valores de calorias e gordura, sendo essa mais da metade de gordura saturada provinda de origem animal, aquela principal que se consumida em excesso, pode ocasionar inúmeras doenças (obesidade, doenças cardiovasculares), diferente da gordura saturada contida no abacate e no coco, por exemplo (mas que também não é liberada para o consumo à vontade, fique atento).

TABELA NUTRICIONAL

Porção de 10 g (1/2 colher de sopa)

Composição

Manteiga tradicional

Ghee (manteiga clarificada)

Calorias 74 kcal 90 kcal
Carboidratos 0 g 0 g
Proteínas 0 g 0 g
Gordura total 8,3 g 10 g
Gordura saturada 4,8 g 6,3 g
Fibras 0 g 0 g

Sendo assim, é claro que não impedirei ninguém de consumir, e muito menos irei rejeitar quem consome (as escolhas são totalmente individuais), mas quero deixar uma mensagem, para sempre conhecermos o alimento que iremos consumir e observar se ele será realmente benéfico pra você, pra sua saúde, única e exclusivamente.

Eu sempre prezo e gosto de reforçar, que os alimentos da moda (que na maioria das vezes são mais caros), nem sempre são as melhores escolhas pra você. Pare, pense, leia os rótulos, pesquise, analise, procure um acompanhamento nutricional e cuide da sua saúde, independente do que aparece na internet, do que seu conhecido está consumindo, do produto novo que lançou.

Espero que tenham aprendido mais, se tiverem alguma dúvida me mandem.

Até semana que vem!


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s