Linhaça X Chia

Boa noite leitores,

Sabemos que tanto a linhaça, quanto a chia são alimentos poderosos pra nossa saúde. Mas é importante conhecerem todos os alimentos que consomem, sua composição nutricional e como podem afetar nossa saúde, para assim fazermos nossas escolhas. Qual delas é a sua preferida? Vamos ver qual delas te trará mais benefícios?!

A linhaça e a chia, são sementes oleaginosas consideradas como alimentos funcionais por trazerem benefícios a nossa saúde (clique aqui se você ainda não leu sobre a linhaça). Elas são fontes vegetais de proteína, fibras, vitaminas e minerais e principalmente, de gorduras polinsaturadas (ômega 3 e 6), as quais são as chamadas “gorduras boas”, que se consumidas adequadamente ajudam a prevenir doenças e até mesmo ajudar no processo de perda de “gordura ruim” e no envelhecimento.

Observem a tabela abaixo:

TABELA NUTRICIONAL

Porção de 20g (1 colher de sopa)

COMPOSIÇÃO LINHAÇA CHIA
Calorias 99 kcal 105 kcal
Carboidratos 8,7 g 8 g
Proteínas 2,8 g 3,9 g
Gorduras totais 6,5 g 6,4 g
Gorduras saturadas 0,8 g 0,5 g
Gorduras polinsaturadas (ômega 3 e 6) 5 g 5,2 g
Fibras 6,7 g 7 g
Cálcio 42,2 mg 126,7 mg
Magnésio 69,4 mg 66,7 mg

Pela tabela, podemos afirmar que os valores significativos, ou seja, os valores que mais se diferem entre a linhaça e a chia, são da proteína e do cálcio, concordam? A quantidade de proteína presente na chia, é quase 1,5X maior do que na linhaça, e a quantidade de cálcio é 3X maior na chia também (Alô vegetarianos e veganos, ótimas opções principalmente pra vocês)

Com isso, na minha opinião, e também de acordo com a comparação que fizemos, a chia foi a vencedora do “combate” Linhaça X Chia. Atenção: este fato que não exclui a linhaça como um alimento poderoso e muito menos que ela deve ser trocada pela chia. Pois para uma alimentação saudável é fundamental ingerirmos alimentos variados e conhecer a fundo sobre eles.

Espero que tenham gostado e aprendido mais. Me escrevam quais alimentos vocês gostariam que estivessem nos próximos “combates”.

Até semana que vem!

Fonte: COELHO, M. S. e SALAS-MELLADO, M. M. Composição química, propriedades funcionais e aplicações tecnológicas da semente de chia (Salvia hispanica L) em
alimentos. Braz. J. Food Technol., Campinas, v. 17, n. 4, p. 259-268, out-dez. 2014/ Tabela brasileira de composição de alimentos / NEPA –UNICAMP.- 4. ed. rev. e ampl.. — Campinas: NEPA-UNICAMP, 2011.


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s