Você sabe o que é Plant Based?

Boa noite leitores,

O mundo está mudando, a Nutrição e seus diversos estudos estão deixando a população mais preocupada e consciente, uma alimentação de forma mais natural está virando tendência e vem conquistando cada vez mais pessoas. A alimentação Plant Based vem crescendo e muitos acreditam ser o futuro. Mas você sabe como funciona e o que faz parte dessa forma de alimentação?

A Plant Based é um modelo alimentar que mais nos aproxima da natureza, ela tem como base energética e nutritiva alimentos vegetais, integrais e aqueles minimamente processados, ricos em fibras e amidos, como frutas, hortaliças, cereais integrais, leguminosas, sementes, oleaginosas e especiarias. A nutrição baseada em plantas é o consumo predominante de alimentos integrais de origem vegetal para obter macronutrientes (carboidratos, proteínas e gorduras), micronutrientes (vitaminas e minerais) e componentes bioativos (por exemplo, flavonóides, polifenóis) que otimizam o metabolismo.

O principal objetivo da Plant Based é aumentar o consumo de alimentos vegetais ricos em nutrientes, e minimizar os alimentos processados e ultra processados (todos aqueles embalados), adicionados de açúcares, sal, gordura saturada e trans e alimentos de origem animal. Uma alimentação à base de plantas tem benefícios significativos para a saúde.

evidências científicas de que uma alimentação baseada em alimentos naturais é considerada preventiva e de reversão para doenças crônicas não transmissíveis como a obesidade, diabetes, doenças cardiovasculares, hipertensão arterial, hiperlipidemia e alguns tipos de câncer. Nutrientes como fibras, ácido fólico, potássio, flavonoides, cálcio, fitoquímicos, ferro, vitamina C, antocianinas, ômega 3, entre outros, presentes nos alimentos em sua forma natural, são os grandes beneficiadores da saúde e auxiliadores contra doenças.

Contudo, mesmo a Plant Based sendo uma alimentação simples, é necessário ter conhecimento de todos os nutrientes essenciais e como e quanto deve ser ingerido de cada alimento para que a saúde em seu todo seja alcançada, assim é sempre essencial o acompanhamento nutricional.

Espero que tenham gostado e aprendido mais, até semana que vem!

Fonte: Revista Europeia de Nutrição Clínica volume 60, 2006/ Frank B Hu; Alimentos à base de plantas e prevenção de doenças cardiovasculares: uma visão geral, The American Journal of Clinical Nutrition , volume 78, edição 3, 1 de setembro de 2003/ Tuso P, Stoll SR, Li WW. Uma dieta baseada em vegetais, aterogênese e prevenção de doença arterial coronariana. O Jornal Permanente. 2015.


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s