Atum X Salmão

Boa noite leitores,

Qual o seu favorito, atum ou salmão? Será que ele é a melhor escolha para sua saúde? Ou será que existem outros, menos consumidos, que possuem a composição nutricional mais completa?

Hoje vou comparar os dois peixes mais consumidos, principalmente nos restaurantes japoneses, e que mais se distinguem em suas composições nutricionais: o atum e o salmão.

Começo falando que os comentários que farei aqui, e também os que estão dispostos na tabela abaixo, são dos peixes em sua forma crua ok?! Nada de enlatado, frito ou grelhado. Outro assunto importante para falar nessa matéria, é a questão dos peixes criados em cativeiro terem menos nutrientes e aqueles criados em mar e/ou rio terem metais pesados, sim, isso é verdade, por isso procurem saber a real procedência dos seus alimentos, mantendo o equilíbrio no seu cotidiano e fazer as melhores escolhas. E em relação aos metais pesados, vou falar mais no final desse texto.

Vamos a tabela nutricional:

Podemos observar que em termos de calorias, gordura total e saturada o atum apresenta valores bem menores quando comparado ao salmão. E de nutrientes como a proteína, o ferro e a vitamina B3 o atum é mais rico.

Portanto, nutricionalmente falando o atum é mais completo. Mas tem um porém, ele pode ser mais tóxico do que o salmão, assim na minha opinião devemos investir nos peixes brancos (a tilápia, por exemplo), os quais possuem a composição nutricional semelhante a do atum (cheio de proteína e com baixa quantidade de gordura saturada), mas com menores quantidades de metais pesados.

Sim, o atum e o salmão são os peixes mais famosos, mas nem sempre são as melhores escolhas, claro que depende muito do seu objetivo (por exemplo o salmão dentre eles é o que contém mais ômega 3 – clique aqui para saber mais), e também da sua vontade na hora de comer, por isso e por tudo o equilíbrio deve seguido e recomendado.

Espero que tenham gostado!

Até semana que vem!


Um comentário sobre “Atum X Salmão

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s