O poder dos nutrientes: vitamina B12

Boa noite leitores,

A vitamina B12 também conhecida por cobalamina, é a mais complexa das vitaminas pois participa de várias reações bioquímicas do corpo, sendo essencial para o funcionamento do metabolismo das células, da medula óssea e do tecido nervoso. Além disso, ela também participa do metabolismo das proteínas e está associada à absorção do ácido fólico (vitamina B9, leia aqui).

Nós humanos somos incapazes de sintetizá-la, portanto, necessitamos ingerir através da alimentação ou suplementação (em alguns casos) para adequar o organismo. Em alguns casos, ocorre a deficiência da vitamina B12, o que devemos ficar atentos, pois no início a maioria dos sintomas podem passar despercebidos.

A deficiência de vitamina B12 é frequente em idosos, atingindo uma prevalência superior a 20%, e as manifestações clínicas iniciais são, como comentei, sutis (fadiga, letargia, fraqueza, perda de memória), o que pode dificultar o diagnóstico. Este nutriente também é o único que um vegano (leia mais aqui) pode precisar suplementar, 60 a 90% deles sofrem com a falta de vitamina B12 no organismo, a qual está presente em quantidades significativas, apenas em alimentos de origem animal (carne vermelha, frango, peixe, frutos do mar, leite, queijo e ovos).

Além dos idosos, e dos veganos, outros grupos populacionais também estão propensos a ter deficiência da cobalamina, são eles os anêmicos; aqueles que passaram por cirurgia bariátrica; os que possuem doenças inflamatórias no intestino; outros que fazem uso exagerado de medicamentos para o estômago (contra azia, gastrite etc); os que utilizam metformina para tratamento do Diabetes e aqueles que fazem uso crônico de álcool e drogas.

Caso a deficiência persista, outros sintomas mais graves como anemia e depressão podem surgir, por isso é fundamental acompanhar os sinais do corpo, e os exames de sangue, com acompanhamento médico e nutricional para fazer uma possível reposição vitamínica.

Espero que tenham aprendido mais, qualquer dúvida ou comentário me escrevam!

Até semana que vem!!!

 

Fonte: Scientia Medica, Porto Alegre: PUCRS, v. 15, n. 1, jan./mar. 2005/ SANTOS, Ellen da Costa; BRITO, Adriana; PEREIRA, Isabela Rosier Olímpio. Deficiência de vitamina B12: um fator que induz à depressão?. Cad. Pós-Grad. Distúrb. Desenvolv.,  São Paulo ,  v. 16, n. 2, p. 33-46, dez.  2016/ Position of the American Dietetic Association and Dietitians of Canadá: Vegetarian diets. J Am Diet Assoc. 2003.


3 comentários sobre “O poder dos nutrientes: vitamina B12

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s