Mel X Melado

Boa noite leitores,

Mel ou Melado, vocês sabem a diferença? Qual deles possui a melhor composição nutricional para nossa saúde?

Resumidamente, o melado é um produto da cana-de-açúcar, e o mel é um dos produtos fornecidos pelas abelhas melíferas. É devido a essa origem, que os adeptos ao veganismo (clique aqui para ler mais), por exemplo, trocam o uso do mel pelo melado, o qual pode ser utilizado da mesma forma nas preparações culinárias e medicinais, com um gosto um pouco mais acentuado, por isso o coloque aos poucos e vá experimentando.

O mel foi um dos primeiros alimentos do homem, e por isso ainda é mais o conhecido e utilizado nos tempos de hoje. Ele é constituído predominantemente de frutose e glicose (diferente do melado, cujo seu principal componente é a sacarose), além de água e minerais. Os dois são alimentos utilizados como adoçante natural, são fonte energética, ajudam na resistência imunológica, atuam como anti-inflamatório, analgésico e expectorante.

Comparando as quantidades de minerais do mel e do melado, temos a tabela abaixo:

Como pudemos observar, a composição nutricional de todos os minerais avaliados do melado é significativamente maior do que a do mel. Por estes motivos, o melado é a melhor escolha na comparação feita hoje, Mel X Melado. Nele, a quantidade presente de Cálcio, Magnésio, Manganês, Ferro e Potássio é enorme, e assim nos auxilia na absorção de vitaminas, na saúde dos ossos e dos órgãos, regula a pressão arterial, aumenta a imunidade e a massa magra, e melhora a fadiga principalmente durante o exercício físico.

Lembrando que independente de qual “adoçante” você escolher, seja ele natural (mel, melado), pouco processado (açúcar mascavo) ou artificial (estévia, sucralose), a quantidade ingerida deve ser pequena, combinado?!

Espero que tenham gostado, comentem aqui sobre qual assunto querem que eu escreva nas próximas matérias.

Beijos!

OBS: É importante destacar que melado é diferente do melaço, pois este constitui um produto obtido como resíduo da fabricação do açúcar cristalizado, do melado ou da refinação do açúcar bruto.

OBS 2: O Brasil é o maior produtor de cana-de-açúcar do mundo, e assim o valor comercial do melado é semelhante ao do mel, diferente do que muitos imaginam.

Fonte: Minerais em melados e em caldos de cana. Ciênc. Tecnol. Aliment., Campinas, 29(4): 727-731, out.-dez. 2009/ Características nutricionais com ênfase no ferro e capacidade antioxidante de melados produzidos em santa catarina. Universidade federal de Santa Catarina. Centro de ciências da saúde programa de pós-graduação em nutrição. Florianópolis – 2010/ Revista UNINGÁ, Maringá – PR, n.37, p. 159-172 jul./set. 2013


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s