Especial final de ano: receita + benefícios do grão-de-bico

Boa noite gente,

Mais uma matéria especial de final de ano, e nessa além de falar sobre os valores nutricionais do grão-de-bico, também vou colocar uma receita de um snack crocante e delicioso, que pode ser uma ótima ideia de petisco pra sua ceia de natal, ou ano novo.

O grão-de-bico faz parte da classe das leguminosas alimentícias, a mesma do feijão, lentilha, ervilha, vagem e da soja. Ele é fonte de proteínas, minerais e principalmente de fibras (clique aqui para ler mais sobre elas). O que o destaca em relação as outras, é sua digestibilidade proteica, sua proteína (provinda do reino vegetal – ótima opção para veganos) é melhor absorvida do que a dos outros grãos. Além disso, ele também tem menores teores de substâncias antinutricionais (aqueles fatores que geram desconfortos gástricos), e apresenta uma melhor absorção de ferro.

A composição dos minerais do grão-de-bico demonstra que esta leguminosa é uma excelente fonte de fósforo, potássio, magnésio, cobre, manganês e zinco. Sendo assim, ele é um protetor dos órgãos, regulador da pressão arterial, produtor e transportador de energia e proteínas e ajuda na absorção de vitaminas e no sistema imune.

Fonte: Ciênc. Tecnol. Aliment., Campinas, 26(1): 80-88, jan.-mar. 2006.

RECEITA – SNACK CROCANTE DE GRÃO-DE-BICO

Ingredientes:

  • 250 g de grão de bico cru
  • Azeite
  • Sal
  • Especiarias a sua escolha

Modo de preparo:

1º passo – Deixar de molho: Em uma vasilha, coloque o grão-de-bico, cubra com água e deixe por no mínimo 4 horas (quanto mais horas deixar de molho, melhor e quanto mais vezes trocar a água também. Assim os fatores antinutricionais serão diminuídos e a digestibilidade da proteína será mais eficiente)

  • Isso é recomendado ser feito com todos os tipos de leguminosas.

2º passo – Pré cozinhar: Numa panela de pressão, coloque o grão de bico, cubra com água, coloque 1 colher de chá de sal e deixe cozinhar em fogo baixo por 40 minutos (após iniciar a pressão).

3º passo – Assar: Depois de cozido, escorrer o grão-de-bico, retirando a água. Colocá-lo numa assadeira grande e temperar: fio de azeite + pitada de sal + 1 colher de chá de açafrão + 1 colher de chá de lemon pepper + 1 colher de chá de tomate/salsa/cebola desidratados (ou as especiarias que preferir), misturar bem e colocar para assar em forno pré-aquecido a 200ºC por 40-50 minutos (como na foto abaixo).

  • A cada 15 minutos, retire do forno e mexa. Se gostar mais crocante deixe mais tempo no forno, ou se preferir deixe menos tempo.

Espero muito que tenham gostado, me contem se fizerem em casa!

Beijos e um feliz natal!!!


Um comentário sobre “Especial final de ano: receita + benefícios do grão-de-bico

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s