Saiba como higienizar corretamente suas frutas e hortaliças

Boa noite leitores,

Por muitas vezes, deixamos de lado a higienização de frutas e hortaliças por acharmos que isso não tem tanta importância, por estamos na correria, ou mesmo por preguiça né?! Confesso que, várias vezes isso também acontece comigo, mas depois de saber dos malefícios e benefícios que isso pode nos trazer, tenho certeza que muitos irão mudar de ideia.

Frutas e hortaliças (legumes e verduras) são potenciais propagadores de microrganismos, que podem estar associados a doenças transmitidas por alimentos. O manuseio e o preparo correto delas para o nosso consumo, são fundamentais para diminuir a quantidade destes invasores, e por consequência diminuir a incidência das doenças que podem ser transmitidas.

As Doenças Transmitidas por Alimentos (DTA) são constituídas de anorexia, náuseas, vômitos e/ou diarreia, acompanhada ou não de febre, devido à ingestão de alimentos ou água contaminados. Além dos sintomas digestivos que citei, podem ocorrer outros sinais e sintomas em diferentes órgãos como: meninges, rins, fígado, sistema nervoso central, terminações nervosas periféricas e outros, de acordo com o agente envolvido.

Segue abaixo um passo a passo IDEAL para HIGIENIZAÇÃO/DESINFECÇÃO de frutas e hortaliças que serão consumidas cruas (exceto a banana, cuja parte externa casca não tem contato com a fruta):

  1. Selecionar, retirando partes deterioradas;
  2. Lavar em água corrente um a um, cada parte do alimento;
  3. Num recipiente que comporte a quantidade do alimento a ser higienizado, diluir 1 colher de sopa (15 ml) de cloro/ hipoclorito de sódio/ água sanitária em 1 L de água.
  4. Colocar o alimento de molho por 15 minutos na água clorada, com concentração de 2 e 2,5% (observar embalagem);
  5. Enxaguar em água corrente um a um, cada parte do alimento;
  6. Secar bem e armazenar corretamente.

Esta higienização, com a utilização de água corrente de boa qualidade, pode reduzir em até 90% a carga microbiana das hortifrutícolas. As únicas que não necessitam passar por essa desinfecção são as frutas e hortaliças que irão ser cozidas/assadas/grelhadas (todas as preparações que sofrerão ação do calor).

Para finalizar, uma dica super interessante que ajuda a reduzir a quantidade de AGROTÓXICOS das frutas e hortaliças. É possível reduzir em 50 a 70% os agrotóxicos das cascas dos alimentos (parte com a maior quantidade deles), deixando os mesmos em solução igual a descrita acima (1 L de água + 1 colher de sopa de água sanitária), porém adicionando a essa mistura 1 colher de sopa de bicarbonato em pó (20 g).

Gostaram? Espero que sim. Comentem o que acharam desse tema e quais outros gostariam de saber.

Beijos!

Fonte: Pinheiro, Aline Batista.  SANITIZAÇÃO DE FRUTAS E HORTALIÇAS NA
INDÚSTRIA DE ALIMENTOS. UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS, 2011/ Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Resolução-RDC nº 216, de 15/09/04/ BRASIL. CGPAN/SAS/Ministério da Saúde. Guia Alimentar para a População Brasileira: Promovendo a alimentação saudável, 2005/ Brasil. Ministério da Saúde. Departamento de Vigilância Epidemiológica. Manual integrado de vigilância, prevenção e controle de doenças transmitidas por alimentos. Brasília, Editora do Ministério da Saúde, 2010.


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s