Mandioca X Mandioquinha

Boa noite gente,

Mandioca, também conhecida como aipim, macaxeira ou maniva, e Mandioquinha, também chamada de batata baroa, batata salsa ou cenoura amarela, são semelhantes pelo nome e aparência mas diferentes em suas composições nutricionais. Hoje, vou mostrar pra vocês que elas, em sua forma natural, se divergem em termos de calorias e nutrientes.

A Mandioca é uma raiz com 68,2% de água, ela e seus subprodutos são consumidos por milhões de pessoas, e principalmente pelos brasileiros, ela apresenta um papel importante por seu alto teor energético, sendo que o Brasil é um dos maiores produtores deste carboidrato.

A Mandioquinha também é uma raiz, mas com mais água do que a mandioca, cerca de 76,7 %. Também produzida no Brasil, porém em menor escala, a Mandioquinha tem seu valor no mercado mais alto. Sua safra é de maio a setembro, por isso, aproveite essa época para comprá-la, pois os preços são menores.

Segue abaixo a tabela nutricional, onde comparei a Mandioca e a Mandioquinha nos valores calóricos, de carboidrato, proteína, gordura e fibras:

De acordo com as quantidades observadas acima, podemos afirmar que a Mandioquinha “ganha” da Mandioca em todos os quesitos, é menos calórica (1,5 vezes), tem menor quantidade de carboidrato (1,6 vezes), mais proteína, menos gordura e mais fibras.

Além disso, tem um valor importante que não está na tabela mas que deve ser citado, o índice glicêmico (clique aqui para ler mais sobre ele). Neste exemplo, a Mandioquinha “perde” para a Mandioca, por possuir um IG moderado, sendo que o da última é classificado como baixo.

Por fim, a diferença entre elas não é grande, mas considerável e interessante de sabermos, as duas são carboidratos importantes, fáceis e com variedade na hora das preparações, além de não conterem glúten (informação para os intolerantes). Assim, recomendo incluí-las no seu cotidiano, de acordo com o seu bolso e paladar.

Espero que tenham gostado e aprendido mais.

Beijos e até semana que vem!


2 comentários sobre “Mandioca X Mandioquinha

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s