Cheesecake de Morango

Boa noite gente,

Hoje, 16 de outubro, Dia Mundial da Alimentação, compartilho com vocês minha receita favorita e uma das mais deliciosas, que agradou todo mundo. Juro, foi todo mundo mesmo. Aquele doce fácil de fazer com ingredientes saudáveis, muito sabor, textura perfeita, que você come com os olhos e ainda que tem muitos nutrientes, apresento a vocês, o meu CHEESECAKE DE MORANGO.

Ingredientes da massa:

  • 120 g de tâmara seca s/ caroço;
  • 240 g de amêndoa crua c/ casca e s/ sal;
  • 80 ml de água fria.

Ingredientes do recheio:

  • 400 g de ricota;
  • 120 ml de leite desnatado (ou o de sua preferência);
  • 120 ml kefir (ou iogurte desnatado sem cor e sem sabor);
  • 3 colheres sopa de mel (ou melado);
  • 12 g de gelatina em pó, incolor e s/ sabor.

Ingredientes da calda:

  • 250 g de morango picado (se quiser você pode varias a fruta, goiaba, amora, framboesa…);
  • 2 colheres sopa de açúcar mascavo;
  • ½ limão espremido.

Modo de preparo da massa: Num processador coloque as amêndoas e as tâmaras e bata, colocando a água aos poucos até ficarem trituradas e uma massa pegajosa. Forre o fundo removível de uma forma redonda untada e reserve.

Modo de preparo do recheio: Dilua a gelatina em 5 colheres de sopa de água aquecida por 15 segundos no microondas. Coloque todos os ingredientes, inclusive a gelatina no liquidificador e bata até formar um creme. Coloque sobre a massa e leve a geladeira até ficar consistente (umas 2 horas já são suficientes).

Modo de preparo da calda: Coloque todos os ingredientes na panela, em fogo baixo, e mexa até desgrudar do fundo da panela. Antes de servir, retire o Cheesecake da forma e espalhe a calda já fria.

Rendimento: 12 pedaços – 1 pedaço = 190 kcal (17 g de carboidrato + 10 g de proteína + 9 g de gordura boa (provinda das castanhas) + 3 g de fibras)

-> Comparação com a receita tradicional = 290 kcal (23 g de carboidrato + 5 g de proteína + 21 g de gordura (sendo 9 g de gordura saturada) + 0,3 g de fibras)

Esta receita é perfeita para fazer no final de semana para a família e receber os amigos, quem não gosta de ser recepcionado com um doce delicioso e do bem né?! E como pudemos observar com a comparação feita, muito mais saudável, cheia de antioxidantes, rica em cálcio, proteína, fibras e ômega-3.

Façam em casa, compartilhem, experimentem e me contem o que acharam. Coloco minha mão no fogo se alguém não gostar dessa receita, risos.

Beijos e até a próxima matéria!

 


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s