Você sabe o que é Golden Milk (Leite Dourado)? 

Boa noite leitores,

Quanto mais estudo sobre a Ayurveda mais eu me interesso, pois mesmo não sendo totalmente adepta, existem vários fundamentos dessa e também de outras linhas que fazem parte da Nutrição, que eu adquiro, para assim não fazer da alimentação um rótulo. Você pode muito bem se identificar com um ponto da Ayurveda, outro ponto da Vegana, e formar a sua alimentação, com as suas crenças e o que faz bem pra você. Fazendo um link com a matéria da semana passada (clique aqui para ler se ainda não leu), hoje vou falar de uma receita Ayurvédica que está dando o que falar, o Golden Milk, ou Leite Dourado. Você já ouviu falar?

O Golden Milk é uma bebida utilizada há séculos pela Ayurveda, esta especialidade tradicional indiana é brilhante por sua sabedoria nos alimentos, principalmente sobre os condimentos. O principal ingrediente dessa bebida, a qual gerou o nome, é o açafrão (cúrcuma). A fama veio devido ao seu poder funcional, com muitas propriedades nutricionais que foram sendo descobertas. 

O açafrão tem poder adstringente, anti-estresse, anti-inflamatório, antiviral, antibactericida, antioxidante, antifúngico, anti-carcinogênico, além de ter a capacidade de prevenir outras várias doenças como, obesidade, aterosclerose, artrite, etc. Se você ainda não leu a matéria que falo só sobre o açafrão, clique aqui.

Além do ingrediente principal, o leite utilizado na preparação nos fornece proteína e outros minerais essenciais ao organismo. Também é possível adicionar a receita outros condimentos, para potencializar os benefícios do Golden Milk. Vamos ao modo de preparo original (podemos fazer alterações de acordo com o paladar de cada um):

Primeiro passo: Prepare uma pasta de açafrão, misturando 1/4 de xícara de chá do pó (açafrão) com 1/2 de xícara de chá de água pura, e deixe fervendo em uma panela até formar uma pasta espessa. Essa pasta pode ser armazenada na geladeira. 

Segundo passo: Após a pasta feita, para cada copo pronto (250 ml) de “Golden Milk”, misture 1 xícara de chá leite (o de sua preferência, de vaca, de cabra, de amêndoas, de coco, de arroz) + 1 colher de chá de óleo de amêndoas ou qualquer óleo vegetal (de coco) +  1/4 colher de chá de pasta de açafrão preparada acima (ou mais, se necessário) e mel a gosto, se quiser (ou melado, açúcar mascavo, estévia, xilitol). Em fogo baixo, leve a mistura até o ponto de fervura e está pronto. Após isso, se quiser pode bater um pouco no liquidificador para ficar cremoso. 

Sirva com um pouco de canela polvilhada no topo. Se desejar, pode-se acrescentar outras especiarias ao leite como: gengibre, cravo, pimenta do reino, cardamomo. Ótima opção para incrementar seu leite do dia ou da noite e de quebra dar um “up” na saúde.

Espero que tenham gostado, me contem quando experimentarem!

Beijos

 

Fonte: The way of Ayurvedic Herbs – Karta Purkh Singh Khalsa and Michael Tierra. 2008/


Um comentário sobre “Você sabe o que é Golden Milk (Leite Dourado)? 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s