O poder dos nutrientes: ácido fólico

Boa noite leitores,

O Ácido fólico também conhecido como ácido pteroilglutâmico, vitamina B9 ou folato é uma vitamina hidrossolúvel que apresenta papel fundamental no processo de multiplicação celular, na formação de proteínas e hemoglobinas do sangue. Uma das vitaminas mais importantes do complexo B, e ainda a que maior apresenta deficiência nos dias atuais.

Com o baixo consumo de vegetais e assim, por consequência a baixa ingestão das principais fontes de folato, têm aumentado a deficiência desta vitamina e aparecido as consequências, podendo gerar: má formação fetal, doenças cardíacas, algumas formas de tumores, Alzheimer, trombose, anemia, osteoporose, entre outras. Não só as gestantes, mas homens e mulheres de todas as idades precisam ficar atentos ao consumo de folato.

A deficiência da vitamina em questão, está sendo apontada como a principal responsável pela incidência de malformações intrauterinas, pois, no período da gestação ocorre um aumento do número de células em divisão rápida, havendo então, maior necessidade do consumo da vitamina B9. Além disso, esse problema ocorre nos primeiros três meses de gestação, período onde a maioria das mulheres ainda não sabem da gravidez. Portanto, não existe outra forma de prevenção a não ser através de uma alimentação rica em alimentos fontes de folato, durante toda a vida.

Os vegetais têm sido identificados como a maior fonte de folatos na alimentação humana, principalmente os folhosos verde-escuros (agrião, espinafre, couve, salsa, taioba, folha de brócolis, manjericão, chicória, almeirão, folha de beterraba, mostarda). Em razão do ácido fólico ser uma vitamina hidrossolúvel, cozinhar os alimentos em água não é uma boa ideia, pois a concentração dele perdida da água pode ser superior a 50% da composição do alimento. A melhor alternativa é fazer o cozimento no vapor.

Obs: não confunda os alimentos fontes de ácido fólico, com aqueles que possuem no rótulo “enriquecido com ácido fólico”, pois a quantidade destes não é significativa e nem disponível ao organismo da mesma forma, fique atento.

Espero que tenham gostado, beijos e até a próxima semana!

Fonte: A suplementação de ácido fólico na prevenção de disfunções autonômicas cardíacas e de anomalias do tubo neural: uma revisão sistemática. Rev Bras Nutr Clin 2015; 30 (4): 344-53/ LIMA, J.A.; CATHARINO, R.R.; GODOY, H. Folates in vegetables: Importance, process efect and biodisponibilit. Alim. Nutr., Araraquara, v.14, n.1, p.123-129, 2003


Um comentário sobre “O poder dos nutrientes: ácido fólico

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s