Manteiga ou Margarina?

Boa noite leitores,

A Margarina surgiu há anos quando a Manteiga foi tachada como prejudicial à saúde, e assim foi ganhando espaço na mesa dos brasileiros, principalmente. Depois de alguns anos aconteceu com ela, o mesmo que acontece com muitos alimentos, também foi estipulada como nociva e voltaram a falar que a Manteiga era a melhor opção. Mas, calma. Afinal, é melhor consumir Manteiga ou Margarina?

A Margarina é um produto feito a partir de água, óleo vegetal, sal, emulsificantes, conservadores, acidulantes, aromatizantes e corantes, sendo considerada de origem vegetal. Já a Manteiga é basicamente creme de leite, sal e corantes, e portanto de origem animal. Se formos analisar somente pela quantidade de ingredientes, a Manteiga sai na frente, mas se observarmos a tabela abaixo, com os valores nutricionais de cada uma, vemos que a Margarina está com alguns pontos a mais. Aí você me pergunta: “E agora?” 

Vamos lá, se você está num período de perda de peso, e deseja reduzir sua gordura corporal, o ideal seria evitar o consumo frequente tanto da margarina, quanto da manteiga. Mas caso um dia, você esteja queira escolher uma dessas opções, a melhor escolha seria a MANTEIGA. Ela é sim uma gordura saturada, de origem animal, mas não é tão industrializada quanto a margarina.

Lembrando que, gordura, é gordura. Seja ela vegetal ou animal, boa ou ruim, o consumo deve ser controlado, pois em altas quantidades podem elevar o colesterol e gerar doenças cardiovasculares, além de outras relacionadas. Clique aqui, para ler a matéria sobre óleos vegetais.

Espero que tenham gostado e para aqueles que ainda não leem rótulos, comecem, por favor.

Beijos e até semana que vem!

Ps 1: Essa onda de um dia acordarmos ouvindo que tal alimento é um milagre pra saúde e no outro, falarem que o mesmo “mata” tem que acabar, pois só serve para nos confundir e beneficiar as indústrias. Por isso, avalie a fonte das informações.

Ps 2: Para quem está se perguntando sobre, a manteiga ghee, clique aqui para conhecer.

Ps 3: Para os viciados em ‘pão na chapa’ a melhor alternativa é o uso do azeite de oliva extra virgem (clica aqui pra saber mais)

Fonte: Ciência e Tecnologia de Alimentos. Composição de ácidos graxos de margarinas à base de gordura hidrogenada ou interesterificada. Campinas-2008/ BRASIL. / WORLD HEALTH ORGANIZATION – WHO. Diet, nutrition and the prevention of chronic diseases. Geneva, 2003.

Um comentário em “Manteiga ou Margarina?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s