Nachos Saudáveis

Boa noite gente,

Hoje em comemoração ao Dia do Nutricionista (31 de agosto) vou compartilhar com vocês uma receita que gosto muito, sou suspeita pra falar, afinal esses snacks saudáveis são os nossos queridinhos né?! Os nachos são ótimas opções para fazer no final de semana, com ingredientes de verdade e sem cair na onda daqueles industrializados, cheios de corantes, conservantes, aditivos, sódio, gordura trans etc.

Vamos a receita!

Ingredientes:

– 300 ml de água

– 400 g de farinha de milho fina (fubá)

– 50 g de farinha de trigo integral

– 50 g de semente de linhaça

– 3 colheres de sopa de azeite

– 1 colher de café de sal (2 g)

– 1 colher de chá de açafrão (5 g) (clique aqui, para saber mais sobre o açafrão)

– Pitada de pimenta do reino

Modo de fazer: Em uma vasilha, misture com as mãos todos os ingredientes até desgrudar e obter uma massa homogênea (caso necessário acrescente mais farinha de milho ou água). Cubra com filme plástico e deixe a massa descansar por 15 minutos. Após esse tempo, com auxílio do próprio plástico e de um pouco de farinha polvilhada sobre a bancada/mesa, abra a massa com um rolo até ficar bem fina (espessura de mais ou menos 1mm). Corte em formato triangular, disponha sobre uma assadeira untada com azeite (não é necessário deixar espaço entre os nachos), e leve ao forno (pré-aquecido) a 180°C por 30 minutos (virando os nachos na metade do tempo), ou até ficarem dourados e crocantes. Pronto! Sirva-os com algum patê, pra mim a melhor combinação é com guacamole.

Rendimento: 100 unidades (triangulares finas, como as da foto) de 8g cada.


Veja abaixo a tabela nutricional com os valores principais que montei, comparando a receita acima com aquele famoso nachos sabem?! É gritante a diferença, principalmente em relação a gordura saturada (9 vezes maior) e do sódio (6 vezes maior), além claro das calorias e da gordura total serem o dobro e ter a adição de açúcar. 

Ficou com água na boca?? Confesso que dá um certo trabalho na hora de abrir a massa e cortar os nachos porque demora um tempinho, mas vale muito a pena experimentar, ficam deliciosos!

Me contem o que acharam quando fizerem e com qual patê experimentaram.

Beijos e ótimo final de semana!


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s