A importância de uma refeição calma

Boa noite leitores,

Sei e sabemos muito bem, que com o passar dos anos a vida fica mais corrida e até na hora das refeições a gente corre pra dar tempo de tudo né?! Mas se o momento de comer, mastigar e ingerir alimentos for muito rápido, alguns malefícios podem aparecer sabiam?!

Muitos acreditam que, apenas o que estamos comendo é o que interfere na nossa saúde e na nossa composição corporal, mas não é assim que o organismo funciona. A digestão começa com a mastigação, já é na boca que os alimentos começam a ser triturados e o sistema nervoso é acionado. A forma como nos alimentamos, o tempo de duração de uma refeição e o local que ela é feita também influenciam.

O benefício mais importante que uma refeição com calma gera ao corpo, é a saciedade, e assim a manutenção do peso ou a perda de peso e/ou gordura, se necessário. Se você comer devagar, mastigando bem os alimentos, o corpo perceberá que está satisfeito no tempo certo e assim você não comerá mais do que precisa. Além disso, o ambiente também interfere no nosso sistema nervoso e assim nos sinais de fome e saciedade.

O ideal é fazer refeições em locais sem muito barulho, com tempo hábil de no mínimo 30 minutos, para que você possa descansar os talheres entre uma garfada e outra e assim apreciar os sabores, prestando atenção na comida. Cheiros, sons, iluminação, conforto, condições de limpeza e outras características do lugar também são importantes nesse momento.

Optar em começar as refeições comendo a salada é a melhor alternativa para fazer o metabolismo funcionar do jeito que queremos. Com isso o corpo terá tempo para
que os alimentos sejam melhor aproveitados, e para não comermos mais do que o necessário. Novamente, sei e sabemos que não é sempre que conseguimos um tempo maior para se alimentar, mas pelo menos se algumas refeições do dia forem assim, fará uma grande diferença. E como sempre falo: sua saúde agradece!

Última dica importante: Sempre que possível, prefira comer em companhia, melhor ainda se forem em companhias boas né?! Hahaha

Espero que tenham gostado, acompanhem meu Instagram no sábado, vou postar tudo do meu primeiro Workshop. Depois farei um resumo para colocar aqui.

Beijos

Fonte: GUIA ALIMENTAR PARA A POPULAÇÃO BRASILEIRA – Ministério da Saúde. 2ª Edição. 2014

 


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s